Agora é Lei: Escolas terão que exibir em local visível, os itens que não podem ser solicitados na lista de material escolar

O prefeito Romero Rodrigues sancionou a Lei Municipal 6.556/2017, de autoria do vereador João Dantas (PSD), que Obriga as escolas particulares com atuação no município a exporem em local visível, os itens que não podem ser solicitados na lista de material escolar no ato da matrícula, de acordo com o parágrafo 7º do artigo 1º da Lei Federal 9.870/99.
João Dantas explica que com o fim do ano e o inicio do período de matrículas nas escolas particulares da cidade, é comum nos depararmos com relatos dos abusos contidos nas listas de material escolar exigido pelas instituições de ensino.
A escola só poderá requerer os materiais utilizados nas atividades pedagógicas diárias do aluno, tais como; folha de sulfite, papel dobradura, tinta guache, lápis, caneta, borracha, etc, em quantidade coerente com as atividades praticadas, sem restrição de marca.
“O consumidor que sentir-se lesado deverá procurar o Procon Municipal e denunciar. Os telefones para denúncia são 151 ou no site do órgão”. explicou João Dantas.
Para o coordenador do PROCON, Dr. Rivaldo Rodrigues, esta lei municipal chega para ajudar ainda mais o órgão em suas fiscalizações, retirando qualquer dúvida do consumidor a respeito do que pode ou não ser solicitado. “O PROCON irá fiscalizar o cumprimento desta lei, entendendo que seja mais um dispositivo legal na recorrente luta anual contra os abusos nas listas de material escolar”. Explicou o gestor do órgão.
A lista de proibições estabelecida pela legislação federal que será exposta é a seguinte: Álcool; Algodão; Argila; Balões; Bolas de sopro;  Brinquedo; Caneta para lousa; Canudinho; Carimbo; Cartolina em geral; Cola em geral; Copos descartáveis; Cordão; Creme dental; Pendrive, CD’s e DVD’s (ou outros produtos de mídia); Elastex; Envelopes; Esponja para pratos; Estêncil a álcool e óleo; Fantoche; Feltro; Fita dupla face; Fita durex em geral; Fitas decorativas; Fitilhos; Flanelas; Garrafa para água; Gibi infantil; Giz branco e colorido; Glitter; Grampeador e grampos; Isopor; Jogo pedagógico; Jogos em geral; Lã; Lenços descartáveis; Lixa em geral; Maquiagem; Marcador para retroprojetor; Massa de modelar; Material para escritório (sem uso individual); Material de limpeza em geral; Medicamentos; Palitos de churrasco; Palito de dente; Palito de picolé; Papel em geral (exceto quando solicitado, no máximo, uma resma por aluno); Papel higiênico; Papel ofício colorido; Piloto para quadro branco; Pincel atômico; Pincel para pintura; Plásticos para classificador; Pratos descartáveis; Pregador para roupas; Sacos plásticos; Tintas em geral; Tonner para impressora, entre outros.
***Conteúdo de responsabilidade da Assessoria