Alexandre do Sindicato propõe audiência pública para discutir implantação do Uber em Campina Grande

A Câmara Municipal de Campina Grande aprovou, recentemente, um requerimento que solicita uma audiência pública para discutir a implantação do Uber no município de Campina Grande. Utilizado como um aplicativo de celular, em diversos estados brasileiros, o Uber possibilita conectar o usuário a um motorista de carros particulares.

Embora o serviço esteja em vigor em várias cidades, existe uma polêmica em torno do assunto, uma vez que o serviço tem funcionado supostamente de forma irregular. Para conseguir se tornar um prestador de serviço, é preciso se inscrever em um site e passar por uma checagem de antecedentes criminais, possuir carteira de habilitação que permita trabalhar como motorista profissional e ser dono do próprio carro. Paralelamente, para ser um taxista é necessário o atendimento dos critérios mencionados anteriormente, acrescido do alvará retirado na prefeitura municipal.

“Existe uma lei de nossa autoria em que proíbe o uso de carros particulares com tal finalidade, embora saibamos os reais custos-benefícios para a população. A sugestão é que os taxistas possam se adequar a essa nova realidade, que não deve ser desconsiderada. Dessa forma, avaliando os prós e contras, entendemos que uma audiência pública é necessária para ouvirmos os posicionamentos de ambos os lados. Uma das possibilidades é, exatamente, a do poder público dialogar com as categorias exigindo o cumprimento igualitário de determinadas regras,”, explicou o vereador Alexandre.

Ao percorrer as principais ruas de Campina Grande, o vereador alegou ouvir a insatisfação de muitos taxistas com relação a implantação do Uber no município. “Segundo os taxistas, existe uma concorrência desleal, pois esses motoristas particulares não arcam com muitas despesas para o devido transporte de passageiros. Eu, enquanto representante do Legislativo, entendo que a profissão precisa ser regulamentada, por isso, sugiro que tenhamos um bom debate. Concluo, enfatizando que não é meu objetivo prejudicar nenhuma das categorias”, declarou ele.

***Conteúdo de responsabilidade da assessoria