Aprovada criação da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Doenças Raras na Câmara de Campina

Na manhã desta quinta-feira (01) foi aprovado por unanimidade o Projeto de Resolução nº 068/2017, de autoria do vereador Olimpio Oliveira, o qual cria a Frente Parlamentar de Defesa de Políticas de Atenção às Pessoas com Doenças Raras na Câmara Municipal de Campina Grande. O principal objetivo da Frente Parlamentar é o de atuar na articulação para superar os obstáculos enfrentados pelos portadores de Doenças Raras para o acesso aos medicamentos, tratamentos e pesquisas.

A inspiração da criação da Frente Parlamentar é a luta de jovens como Laissa Guerreira e Patrick Dorneles, os quais participaram, no dia 14 de novembro, de uma Audiência Pública proposta pelo vereador Lucas Ribeiro, que aconteceu de forma conjunta envolvendo a Câmara Municipal de Campina Grande e a OAB Subseção-Campina Grande, onde foram debatidos os obstáculos enfrentados pelas pessoas com doenças raras. “Na oportunidade, lançamos a ideia da criação de uma Frente Parlamentar de Defesa de Políticas de Atenção às Pessoas com Doenças Raras, cuja ideia foi acolhida por todos os presentes, especialmente, pelos familiares e pelos portadores de doenças raras” explicou Olimpio.

O conceito de Doença Rara (DR), segundo a  Organização Mundial de Saúde (OMS), é a doença que afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos, ou seja, 1,3 para cada 2 mil pessoas. No Brasil há estimados 13 milhões de pessoas com doenças raras, segundo pesquisa da Interfarma.

Após a provação da criação da Frente Parlamentar o próximo passo será a coleta das assinaturas de adesão dos vereadores que pretendem participar da Frente. O vereador Olimpio Oliveira disse que irá organizar, dentro da maior brevidade possível, juntamente com a vereadora Ivonete Ludgério, presidente da Câmara, a instalação oficial da Frente.

***Conteúdo de responsabilidade da Assessoria