Aprovada criação da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Doenças Raras na Câmara de Campina

Aprovada criação da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Doenças Raras na Câmara de Campina

Na manhã desta quinta-feira (01) foi aprovado por unanimidade o Projeto de Resolução nº 068/2017, de autoria do vereador Olimpio Oliveira, o qual cria a Frente Parlamentar de Defesa de Políticas de Atenção às Pessoas com Doenças Raras na Câmara Municipal de Campina Grande. O principal objetivo da Frente Parlamentar é o de atuar na articulação para superar os obstáculos enfrentados pelos portadores de Doenças Raras para o acesso aos medicamentos, tratamentos e pesquisas.

A inspiração da criação da Frente Parlamentar é a luta de jovens como Laissa Guerreira e Patrick Dorneles, os quais participaram, no dia 14 de novembro, de uma Audiência Pública proposta pelo vereador Lucas Ribeiro, que aconteceu de forma conjunta envolvendo a Câmara Municipal de Campina Grande e a OAB Subseção-Campina Grande, onde foram debatidos os obstáculos enfrentados pelas pessoas com doenças raras. “Na oportunidade, lançamos a ideia da criação de uma Frente Parlamentar de Defesa de Políticas de Atenção às Pessoas com Doenças Raras, cuja ideia foi acolhida por todos os presentes, especialmente, pelos familiares e pelos portadores de doenças raras” explicou Olimpio.

O conceito de Doença Rara (DR), segundo a  Organização Mundial de Saúde (OMS), é a doença que afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos, ou seja, 1,3 para cada 2 mil pessoas. No Brasil há estimados 13 milhões de pessoas com doenças raras, segundo pesquisa da Interfarma.

Após a provação da criação da Frente Parlamentar o próximo passo será a coleta das assinaturas de adesão dos vereadores que pretendem participar da Frente. O vereador Olimpio Oliveira disse que irá organizar, dentro da maior brevidade possível, juntamente com a vereadora Ivonete Ludgério, presidente da Câmara, a instalação oficial da Frente.

***Conteúdo de responsabilidade da Assessoria




Fale Conosco

Para que possamos lhe atender melhor por favor entre com as informações abaixo. Obrigado!

Perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões? Eu adoraria ajudá-lo!

ENTER para enviar