Aprovado requerimento para construção de estação de tratamento no Açude José Rodrigues em Galante

O requerimento N°1261, de autoria do vereador Antonio Alves Pimentel Filho, solicitando ao prefeito Romero Rodrigues (PSDB) que construa uma estação de tratamento d’água do Açude José Rodrigues com o intuito de abastecer o distrito de Galante, que já sofre com falta de água devido a grave crise hídrica, foi aprovado na manhã dessa terça-feira na Câmara Municipal.

Para Pimentel, a situação precária do abastecimento de Galante poderá ser resolvida com a construção de uma Estação de Tratamento, que dará as águas do Açude José Rodrigues a potabilidade necessária para sanar o problema do distrito e levar água para quase 10 mil habitantes até a chegada das águas da transposição. “Estou mantendo contato com o prefeito Romero para que a prefeitura possa fazer um estudo de viabilidade para construção dessa estação. Isso é necessário para que os cidadãos que residem no distrito possam ter em suas torneiras a água do José Rodrigues, que atualmente encontra-se sem uso algum”, destacou.

Ele ainda destacou que, apesar dos incessantes pedidos de audiência ao Governo do Estado, nenhuma resposta até hoje foi dada. “Já solicitei ao Governador Ricardo Coutinho a construção dessa estação de tratamento para garantir ao povo de Galante mais dignidade e atenção, por parte do Governo do Estado, mas, até hoje, nem resposta recebi,” lamentou.

De acordo com o parlamentar o abastecimento do distrito está sendo realizado quinzenalmente e, em algumas localidades, a água não tem chegado devido à altitude. “Estamos confiantes na possibilidade da construção dessa estação de tratamento, pois o prefeito Romero sabe que utilizar a água do Açude José Rodrigues pode resolver a situação hídrica de Galante”, afirmou.

Segundo os dados da AESA, (Agência Executiva de Gestão das Águas) o Açude José Rodrigues, que tem a capacidade de 22 Milhões de Metros Cúbicos, hoje se encontra com quase 9 milhões m³. Apesar disso, nada deste manancial é utilizado para consumo da população.

***Conteúdo de responsabilidade da assessoria