Audiência debate sobre acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência

Audiência debate sobre acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência

O dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é comemorado no dia 21 de setembro, com o objetivo de revindicar a cidadania e a participação efetiva em igualdade de condições. Em busca da luta por inclusão social no município e celebrando essa data, a Câmara Municipal de Campina Grande realizou na manhã dessa quarta-feira (20) uma audiência pública, proposta pelo vereador Anderson Maia, para trazer o debate desse segmento ao conhecimento da população campinense.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 27% dos paraibanos apresenta algum tipo de deficiência, isso é mais de um milhão de pessoas que sofrem diariamente com problemas de acessibilidade e inclusão. Para o vereador Anderson Maia esse dado deve ser levado a sério, já que cerca de meio milhão de deficientes circulam pelo município de Campina Grande diariamente.

“É um índice expressivo de pessoas que são portadoras de alguma deficiência, por isso é tão importante lutar por essa causa. Somos motivados pela necessidade de mudanças e melhorias, sem omitir os direitos e garantindo que a lei seja cumprida definitivamente”, afirmou o parlamentar Anderson.

A presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, a advogada Lígia Macedo, alertou que a lei que garante a acessibilidade em todo país, caso não seja cumprida, pode gerar improbidade administrativa. “Temos que ter a consciência de que essas pessoas têm direitos e que devem ser cumpridos, pois há leis que garantem uma qualidade de vida para elas e que se não forem cumpridas podem prejudicar a cidade”, explicou.

A partir da pauta de discussão serão realizadas propostas para fortalecer e aprofundar a discussão sobre a causa, apoiando as entidades que cuidam e dão suporte às pessoas com deficiência na cidade. Além de incentivar a criação de um plano de mobilidade urbana que atenda os requisitos da acessibilidade, com adaptação de espaços e efetivação de serviços públicos que atendam a categoria.

Dirp./CMCG




Fale Conosco

Para que possamos lhe atender melhor por favor entre com as informações abaixo. Obrigado!

Perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões? Eu adoraria ajudá-lo!

ENTER para enviar