Audiência pública discute sobre valorização da cultura em Campina Grande

Na manhã dessa quinta-feira (21) foi realizada a audiência pública na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Anderson Maia, para discutir sobre a realidade das quadrilhas juninas e dos grupos de dança folclóricas no município de Campina Grande.

A sessão especial abordou a importância dos grupos para a valorização da identidade regional e a necessidade da criação de políticas públicas voltadas para a cultura local, dando oportunidade para geração de empregos e renda através dos trabalhos realizados ao longo do ano pelas quadrilhas e grupos de dança.

Durante o debate, os representantes também demonstraram preocupação com a sobrevivência dos grupos devido ao pouco incentivo e investimento dos órgãos públicos e outras instituições, já que o aperfeiçoamento e melhoria das atividades executadas depende desse apoio financeiro.

Atualmente a cidade conta com doze quadrilhas juninas e cinco grupos de dança folclóricas. O governo municipal contribuiu com 175 mil reais, na edição 2016 do Maior São João do Mundo, para auxiliar nas estruturas de apresentação das quadrilhas e também garantiu o transporte dos seus componentes nos dias de exibição e concursos. A prefeitura também vai arcar com os custos de passagens do grupo de dança Acauã da Serra, que viaja para apresentações na Itália.

Ao final da sessão, foi firmado o compromisso de estimular as atividades e expressões artísticas para contribuir com a ampliação dos grupos e quadrilhas juninas, além de apoiar o Conselho Municipal de Cultura na cidade, buscando fortalecer os elementos da produção cultural.

Dirp./CMCG