Bruno pede ao TRE que prazo de recadastramento biométrico seja prorrogado

Bruno pede ao TRE que prazo de recadastramento biométrico seja prorrogadoA Câmara Municipal de Campina Grande aprovou, durante a sessão desta terça-feira, 18, requerimento de autoria do vereador Bruno Cunha Lima (PSDB), que solicita ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, desembargador Saulo Benevides, a prorrogação do prazo para recadastramento biométrico, que termina no próximo dia 21.

No requerimento, votado em regime de destaque com subscrição da absoluta maioria dos vereadores e aprovado por unanimidade, Bruno Cunha Lima lembra que os números relativos ao recadastramento em Campina Grande, assim como em João Pessoa e diversas outras cidades, estão abaixo da meta estabelecida pelo TRE.

“Já são sentidas as enormes filas, diante da proximidade do final do prazo. E o quantitativo retardatário certamente não terá condições de cumprir o prazo estipulado”, ponderou.

“Na capital, que tem hoje 479.456 eleitores, cerca de 77% fizeram o recadastramento. A projeção é atingir 80% entre quinta e sexta-feira. Já a Rainha da Borborema, que conta com 279.142 votantes, deve atingir nesta terça os 80%”, explicou o vereador.

Bruno declarou que sua preocupação, além do déficit no eleitorado, é, principalmente, com os danos que as pessoas sofrerão pelo cancelamento do título. Segundo a legislação vigente, com o documento cancelado, o cidadão fica impedido, por exemplo, de tomar posse em cargo de provimento por concurso público, retirar passaporte, CPF e RG, matricular-se em universidades e, se for servidor público, não poderá receber salários.

qr codeAlém do voto favorável e da subscrição, vários parlamentares se manifestaram, em aparte, elogiado a propositura do tucano. O requerimento será encaminhado ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral.