Câmara celebra 100 anos do Corpo de Bombeiros da Paraíba em sessão especial

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba prestou à sociedade, ao longo dos seus 100 anos de história no estado, serviços que garantiram a proteção da população e patrimônios em diversas ocasiões. Sempre respeitando a sua principal missão, a execução das atividades de defesa civil, prevenção e combate a Incêndios, buscas, salvamentos e socorros em suas respectivas Unidades Federativas.

Reconhecendo o seu valor dentro da comunidade campinense, a Câmara Municipal de Campina Grande, através da propositura dos vereadores João Dantas e Sargento Neto, realizou na noite dessa terça-feira (16) uma sessão solene para entrega da Medalha de Honra ao Mérito Municipal alusiva a comemoração do centenário de criação da corporação.

O parlamentar Sargento Neto, um dos propositores da homenagem, reconheceu o trabalho do Corpo de Bombeiros na Paraíba e agradeceu a congregação pelos serviços prestados. “Estamos homenageando heróis hoje, esses que não só tem a tarefa de salvar bens físicos, mas salvar vidas. Nos resta o reconhecimento e o mais alto grau de respeito que essa Casa Legislativa pode oferecer”, ressaltou.

Em sua justificativa o vereador João Dantas, também propositor, discorreu sobre a trajetória da corporação e destacou entre os bombeiros o compromisso de salvar vidas. “Feliz a instituição que foi criada com o objetivo de salvar vidas e prestar um trabalho humanístico, é uma emoção imensa homenagear essa corporação que faz tanto pela população”, disse.

O Comandante do Corpo de Bombeiros da Paraíba, Jair Carneiro de Barros, agradeceu os vereadores pela comenda recebida e dedicou a homenagem a todos os membros do Batalhão. “O serviço de bombeiros tem o propósito de salvar vidas e queremos expandir ainda mais as nossas instalações para dar suporte à sociedade paraibana. Dedico essa homenagem a todos os membros da corporação, muito nos honra estar na cidade de Campina Grande para comemorar os cem anos dos nossos serviços”, anunciou.

Presenças:
Representantes da Prefeitura Municipal de Campina Grande, Batalhão de Bombeiro Militar da Paraíba, 2º Batalhão de Bombeiro Militar da Paraíba, Polícia Civil, Polícia Militar, Núcleo de Criminalística de Campina Grande, Seção de Tecnologia de Informação do CBMPB, 1º Comando Regional de Bombeiro Militar (1º CRBM), 31º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz), Agência Municipal de Desenvolvimento (AMDE), SUPLAN, Núcleo de Laboratório Forense (NULF-CG), vereadores da Casa Félix Araújo, bombeiros militares e população campinense.

História da corporação na Paraíba

Criado no dia 9 de junho do de 1917, através do Decreto Estadual Nº 844, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba atua com atividades em favor a vida, defesa da sociedade e patrimônios. Na sua criação consistia em apenas uma Sessão de Bombeiros e tinha um efetivo de 30 homens, retirados da então Força Pública, atualmente conhecida como Polícia Militar.

A instituição recém-criada não contava com materiais específicos para desenvolver o trabalho, dificultando os treinamentos dos membros da nova corporação. Melhorando a situação quando o então presidente Epitácio Pessoa conseguiu equipamentos junto ao Corpo de Bombeiros da capital federal, nascendo o ABS (Auto, Busca e Salvamento).

Em 6 de novembro de 2007, em seu aniversário de 90 anos, o Corpo de Bombeiros foi desmembrado da Polícia Militar da Paraíba com o advento da lei Nº 8.444 e passou a ser conhecido como 2º Batalhão de Bombeiros Militar.

Dirp./CMCG