Câmara comemora Dia Nacional da Caatinga com realização de audiência pública

Em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga que é realizado no dia 28 de abril, a Câmara Municipal de Campina Grande, atendendo a propositura do vereador Lula Cabral, realizou na manhã dessa quinta-feira (27) uma audiência pública para discutir e sensibilizar a população para preservação desse bioma.

De acordo com o propositor, Lula Cabral, é necessário que a comunidade e as autoridades responsáveis se unam para defender e cuidar da Caatinga e do Semiárido brasileiro. Precisamos acordar as autoridades pois atualmente não está se fazendo nada para preservar do bioma caatinga. É necessário levantar uma bandeira para começar a viver em sustentabilidade, esse tipo de sessão serve para sensibilizar a comunidade para esse tema”, alertou.

O representante do Instituto Nacional do Semiárido em Campina Grande, professor Daniel Duarte, explicou um pouco da história da Caatinga ao longo de milhões de anos de evolução dos biomas. “Na Paraíba nós temos várias representatividades da Caatinga, mas nossos solos estão dilacerados pelo uso indevido das ações do homem no ecossistema. É muito grato falar sobre nossa terra de origem, e a Caatinga não é só o solo, a vegetação ou os animais, é também gente, nós somos os caatigueiros resistentes”, afirmou.

Responsável pelo Museu Vivo de Répteis da Caatinga, Silvaney Medeiros, explicou sobre o trabalho exercido no primeiro Zoológico Temático de Répteis do Brasil, que fica localizado na zona rural de Puxinanã. “Mantemos esses répteis em exposição fixa para a população, nosso trabalho visa a sensibilização da comunidade principalmente no que se refere a animais como répteis, discriminados culturalmente. Deixo o convite para todos conhecerem o nosso espaço conferir o nosso trabalho”, convidou.

A audiência contou com a exposição de animais da caatinga, realizada pelo Museu Vivo de Répteis da Caatinga e a presença de representantes da Universidade Federal da Paraíba (UFCG), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), OAB, Secretaria de Cultura de Campina Grande, INSA, artistas locais, população campinense e vereadores da Casa de Félix Araújo.

Dirp./CMCG