Câmara de Campina Grande poderá ter painel eletrônico para votações

O vereador do PSDC, Márcio Melo Rodrigues, apresentou requerimento propondo que a Câmara Municipal de Campina Grande implante o seu painel eletrônico.

O painel eletrônico permitirá o gerenciamento de pautas e projetos para votação, eleições, controle de presenças, registro de sessões, de microfones e oradores. A apresentação deste Projeto de Resolução visa à ampliação, dentre outros aspectos, da transparência e facilidade no acompanhamento das votações de matérias legislativas na Câmara Municipal. O painel aperfeiçoará e padronizará os trabalhos legislativos proporcionando maior agilidade nas votações, transparência e credibilidade.

O vice-presidente assinala que o sistema realiza o controle das sessões, matérias a ser votada, ordem do dia, presenças, além de processos de eleições. Também pode integrar o gerenciamento de microfones e oradores. As votações são realizadas instantaneamente de forma mais simples e ágil, com resultados imediatos, aumentando o tempo disponível para a discussão de pauta. O equipamento nos dias de sessões ordinárias e extraordinárias também permitirá que a população tenha a oportunidade de acompanhar as reuniões. Essa medida é uma maneira de ampliar os debates no Poder Legislativo, e discutir com a população os problemas que dizem respeito às questões de interesse da sociedade.

As informações (votações, presenças, e mensagens programáveis) podem ser exibidas em painel de LED’s, ou em painel multimídia, com alta resolução e definição para apresentação de vídeos, conferências, apresentações multimídia, e mais. O painel de votação disponibiliza para o público presente e que acompanha por meios visuais (televisão e internet) a opção de voto elegida por cada parlamentar, além de realizar o registro e controle de presenças dos parlamentares nas sessões.  Somado a tudo isso, mantém um banco de dados com registros históricos das sessões, incluindo todas as pautas votadas por cada parlamentar e sua respectiva opção de voto.

***Conteúdo de responsabilidade da Assessoria