Câmara discute em audiência o uso racional da água

lula_cabral_aguaA  Câmara Municipal de Campina  realizou Audiência Pública para discutir da Campanha Publicitária e de Mobilização Para o Uso Racional da Água, nesta quinta-feira, 12, no Plenário da Casa. As discussões tiveram a participação dos vereadores campinenses, representante do Ministério Público, Cagepa, PMCG, INSA,  CDRM, Embrapa,  além de professores, pesquisadores, entidades sociais além de representantes dos poderes executivo e legislativo de municípios circunvizinhos.

A audiência foi realizada atendendo uma solicitação da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Convivência e Sustentabilidade no Semiárido, presidida pelo vereador Lula Cabral, sendo a mesma convocada pelo presidente do Poder legislativo, vereador Nelson Gomes Filho.

O vereador Lula Cabral destacou a importância de se discutir com as autoridades  o uso racional da água haja vista que os principais mananciais e principalmente o Açude Epitácio Pessoa que abastece Campina Grande e mais 24 municípios está com sua capacidade bem abaixo  devido a falta de chuva nos últimos anos. Alertou que todos podem ajudar, começando economizar e também fiscalizando os excessos.

Já a representante da CAGEPA, Alexandrina Formiga disse que o órgão está atento e para isto está realizando campanhas de conscientização, principalmente nas escolas públicas e privadas, consertando dentro do prazo mínimo os vazamentos, instalando novos hidrômetros nas casas. Na oportunidade também pediu o apoio  da sociedade no sentido de denunciar imediatamente tanto vazamentos como o desperdício.

A representante do Ministério Público Estadual a promotora  Adriana  Amorim disse que o órgão que ela representa,  já  instituiu uma Comissão na área de recursos hídricos  para estudar as medidas  a serem tomadas e alertou que o uso racional da água e de responsabilidade de toda a sociedade.