Câmara homenageou a Embrapa em sessão especial

sessao_embrapaA Câmara Municipal de Campina Grande realizou nesta quinta-feira uma sessão especial para comemorar 40 anos de criação da Embrapa Algodão. A solenidade atendeu propositura do vereador Lula Cabral e contou com a participação de diretores e coordenadores da instituição entre eles, o assistente de operações, Renato Francisco e o coordenador de transferência, Walternilton Cartaxo.

Participaram ainda, além dos vereadores, o secretário de agricultura do município, Guilherme Almeida, que na oportunidade representou o prefeito de Campina Grande; o representante da EMATER, Ewerton Bronzeado; professores, técnicos e funcionários da Embrapa.

O vereador Lula Cabral saudou os presentes ressaltando o desenvolvimento do algodão colorido em 1975 como grande mérito da unidade neste município. Ressaltou que a instituição foi criada em 1975, a Embrapa Algodão é uma das Unidades Descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Com sede em Campina Grande – PB, atua em todo o país, na geração de tecnologias, produtos e serviços para as culturas do algodão, mamona, amendoim, gergelim, sisal e pinhão manso.

Lembrou ainda que em 1985, a infestação das lavouras de algodão pelo bicudo levou a Unidade a buscar novas alternativas de pesquisa, lançando cultivares de algodão precoce e integrando a sua missão institucional a realização de pesquisas com as culturas de amendoim, mamona, gergelim, sisal e pinhão manso.

Na oportunidade da comemoração técnicos da Embrapa mostraram para os presente vídeos com demonstrações das principais pesquisas e projetos desenvolvidos pela instituição em todo o país. Também foi prestada uma homenagem póstuma ao ex-diretor da instituição Napoleão Beltrão que faleceu no mês de julho deste ano, assim como ao fundador da Embrapa, José Irineu Cabral.