Câmara homenageou Procuradora Federal com Cidadania Campinense

A Câmara Municipal de Campina Grande, atendendo solicitação do vereador João Dantas e cumprindo a Lei de autoria do então vereador e atualmente   deputado estadual Tovar Correia Lima, realizou uma sessão solene nesta sexta-feira, para entrega do Título de Cidadã Campinense à Procuradora do Ministério Público Federal, Acácia Soares Peixoto Suassuna. Participaram da solenidade que foi dirigida pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Antonio Alves Pimentel Filho; juristas, entre eles o chefe do Ministério Público Federal nesta cidade o procurador Rodolfo Alves Silva; o procurador de justiça Rodrigo Grego; o prefeito Romero Rodrigues, advogados, amigos e familiares da homenageada.

O vereador João Dantas saudou os presentes fazendo um relato   da vida acadêmica e profissional da procuradora federal Acácia Soares Peixoto Suassuna. Relatou que a mesma nasceu em Fortaleza, no dia 18 de julho de 1977, filha de Cid Peixoto do Amaral e Marta Maria Soares Teixeira e casada com Brâncio Barreto Suassuna, juiz de Direito da 3ª Vara Criminal de Campina Grande, com quem tem uma filha, Clara Soares Barreto Suassuna.

Acrescentou que durante todo o período acadêmico, sempre se identificou com o Ministério Público, tendo estagiado no Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e no Ministério Público do Trabalho, todos através de aprovação em concurso prestados para seleção de estagiários de provas e títulos. Também foi aprovada no concurso para seleção de estagiários da Procuradoria Geral do Estado, do Banco do Nordeste e da Fundação da Criança da Cidade.

Aos 22 anos, foi aprovada para o Concurso Público de Provas e Títulos de Ingresso na Carreira do Ministério Público da Paraíba. Em abril de 2002, aos 24 anos, foi nomeada Promotora de Justiça no Estado da Paraíba, tendo a cidade de Água Branca sido sua primeira Comarca, seguida por Coremas, com posterior promoção para 2ª entrância na cidade de Cajazeiras. Aprovada no ano de 2002 no 19º Concurso Público para o cargo de Procurador da República, tomou posse no Ministério Público Federal em 10 de fevereiro de 2003, aos 25 anos, sendo lotada inicialmente em Goiânia/GO.

Em fevereiro de 2004, foi removida para a cidade de Campina Grande/PB, onde permanece até hoje. Atualmente, além das atividades inerentes ao cargo, é representante da 1ª Câmara de Coordenação e Revisão (CCR) do Ministério Público Federal no Estado da Paraíba e participa do Grupo de Trabalho GT-Saúde, também da 1ª CCR.

Já como cidadã campinense, Acácia Soares Peixoto Suassuna agradeceu aos vereadores pela aprovação da honraria e disse que sempre se identificou com Campina Grande. “Pois aqui cresci e amadureci profissionalmente”, disse. Também elogiou os aspectos que a cidade tem o que segundo ela encanta todos que chegam aqui. Concluiu, dizendo que em Campina ela encontrou o local de todas as suas realizações.

Ainda usaram a tribuna para enaltecer o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, os procuradores Rodolfo Alves e Rodrigo Grego, o presidente do legislativo, vereador Antonio Alves Pimentel Filho.

Dirp./CMCG