Câmara Municipal de Campina Grande celebra dia Mundial da Água

DSC_0336A Câmara Municipal de Campina Grande realizou através de uma propositura do Vereador Olímpio Oliveira, uma Sessão Especial celebrando O Dia Mundial da Água. A data marca  também o dia de São José, data onde os produtores rurais esperam chuva como símbolo de uma boa safra.

O vereador Olímpio Oliveira, presidindo a sessão, aproveitou a ocasião para lamentar que a discussão do tema esteja sendo realizada somente em um momento de crise, mas destacou a importância do momento e também a necessidade de evitar o desperdício de água. ??Precisamos acabar com a cultura do desperdício, não aprendemos a economizar e pensar no dia de amanhã. A população continua lavando calçadas e carros com água limpa e tratada, sem atentar para o desperdício? pontuou o vereador. O açude de Boqueirão abastece Campina Grande e mais 19 cidades do compartimento da Borborema e deve ter seus recursos usados de maneira sustentável.

Também participou da mesa o representante do Ministério Público, curador do meio Ambiente, Dr. Eulampio Duarte que destacou que no caso do Açude de Boqueirão, existe a necessidade de um maior controle. ??Eu não sou contra a irrigação, é uma questão de sobrevivência, mas existe a carência de um controle maior do uso daquele manancial?.
Vereadores, representantes de entidade públicas e representantes de movimento sociais discutiram os problemas e soluções para que a população do compartimento da Borborema, que sofrem com os efeitos da seca possam ter acesso à água.
Em sintonia com vários países do mundo, que nesta data, organizam eventos para celebrar e alertar as populações a cerca da escassez da água em todo mundo, a Casa de Félix Araújo, levanta a necessidade fundamental da preservação do recurso natural.
A comemoração surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas, em 1992, mas a CMCG trás para a realidade local o debate e a implementação de medidas visando a sustentabilidade e economia no uso da água.