Câmara Municipal realiza Sessão Especial do Setembro Azul e em defesa da comunidade surda
Foi realizada na manhã desta sexta-feira (26), na Câmara Municipal de Campina Grande, uma Sessão Especial em alusão ao Setembro Azul, mês dedicado à luta e conscientização da comunidade surda. O evento buscou dar visibilidade à cultura, à importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e à luta por inclusão e direitos. A iniciativa foi proposta pela vereadora Carol Gomes.
A sessão contou com a presença de representantes do Legislativo municipal e estadual, além de integrantes da Secretaria de Saúde do Município, da APAE, da Associação de Surdos de Campina Grande, acadêmicos, estudantes do curso de Libras, profissionais da saúde, membros da Acadef.CG e representantes da comunidade surda.
Durante o encontro, foi lembrada a relevância do mês de setembro para a comunidade surda. Entre as datas históricas, destaca-se o dia 26, quando se celebra o Dia Nacional do Surdo, instituído em homenagem à fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), em 1857. A data reforça a luta pelo acesso à informação, à educação e pela valorização da cultura surda.
Na tribuna, a vereadora Carol Gomes destacou a importância do momento: “É com muita alegria que neste dia, 26 de setembro, esta casa realiza essa Sessão Especial para tratar da campanha Setembro Azul e o Dia Nacional do Surdo”. Ela reforçou ainda que “discutir Libras e o direito dos surdos é crucial para promover a inclusão social e educacional, garantindo acesso à informação, saúde, trabalho e cultura” E Finalizou: “Reforço que o meu mandato está à disposição para abraçar essa causa sendo sempre o espaço de acolhimento e inclusão(…). “Ser interprete de libras é ser um canal de benção!” Finalizou a vereadora Carol Gomes.
Luciana Pimentel Figueiredo, representante da Secretaria de Saúde, enfatizou a necessidade de efetivar as garantias já conquistadas. Para ela, “falar de inclusão não é só falar o nome… fazer inclusão é termos uma escola bilíngue, é ter a disciplina, são todos os processos. O maior obstáculo enfrentado pelas pessoas surdas não é a ausência da audição, mas a barreira comunicacional criada pela sociedade de ouvintes”.
O deputado estadual Tovar Correia Lima também manifestou apoio à causa. Ele afirmou que continuará defendendo os direitos da comunidade surda na Paraíba, destacando que “mais do que documentos, leis e discursos, precisamos ter humanidade e empatia”. Segundo ele, a inclusão deve garantir igualdade de oportunidades no mercado de trabalho e em todas as áreas da vida social.
A estudante de Libras e profissional de saúde Elaine Braga relatou sua experiência com entusiasmo. “É com muita honra e satisfação que estou aqui… tenho orgulho em ser profissional de saúde e poder prestar um atendimento de qualidade ao me comunicar com os surdos. Eu amo aprender Libras”, afirmou. Já Elias Barbosa, representante dos surdos, ressaltou a necessidade de mais intérpretes em diversos setores e frisou: “Hoje é um dia muito especial para os surdos do Brasil, pois nós temos lutado para mostrar o que nós queremos, a inclusão surda e acessibilidade em qualquer local”.
O presidente da Associação de Surdos de Campina Grande, Kledison Albuquerque, reforçou que o Setembro Azul é símbolo de luta e mobilização por mais acessibilidade. “O mês do Setembro Azul é muito importante, pois é alusiva a comunidade surda e, o que significa isso? Todos nós estamos aqui lutando para que as portas se abram! Para que nas escolas, nos empregos a comunicação, de fato, aconteça de forma acessível.
A diretora da APAE, Rosilene Silva Sousa, lembrou que “É um dia de conscientização e de reflexão ao respeito a inclusão. Muitos falam sobre inclusão, mas é algo que precisa ser vivenciado na pratica, no dia a dia e, a muito a se fazer, a ser conquistado. Estamos aqui para lutar por esses direitos das pessoas com deficiência”. Ela acrescentou que os direitos já previstos na Constituição precisam ser de fato implementados. A Sessão Especial contou com a presença de um intérprete de sinais, e o Poder Legislativo Municipal anunciou que irá aperfeiçoar, em tempo hábil, as sessões legislativas para que seja inserida essa acessibilidade de extrema importância para a comunidades surda.
Para acompanhar as sessões completas, acesse nosso Canal Oficial no youtube (@camaracgoficial). Confira também o andamento das matérias que tramitam no SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.
DIVICOM/CMCG




