Câmara realiza audiência em defesa do Código de Proteção dos Animais

A Câmara Municipal de Campina Grande atendendo propositura do vereador Olímpio Oliveira realizou uma Audiência Pública, nesta terça-feira, com o objetivo de debater e colher subsídios para a elaboração do Código de Direitos e Bem-Estar Animal da Paraíba, cujo projeto tramita na Assembleia Legislativa do Estado. Dos debates participaram o professor Francisco José Garcia, como palestrante; o presidente do Fórum de Bem-Estar Animal, professor Romulo Azevedo; a gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses, Rosandra Oliveira; o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, tenente Rodrigo Soares Rodrigues; o representante do Conselho Estadual de veterinária, Ednan Segundo; o membro do Conselho dos Direitos dos Animais de João Pessoa, Welington Luna, representantes de entidades e protetores de animais entre outros.

O vereador Olímpio Oliveira, autor da propositura que originou a audiência e que tem dedicado parte das ações do seu mandato para a promoção da defesa dos animais, ressaltou na oportunidade, a necessidade de políticas públicas voltadas para o bem-estar animal, principalmente no tocante a saúde dos mesmos. O parlamentar disse que o Centro de Zoonoses não pode se tornar o abrigo e sim um local onde cuida da saúde desses animais que são recolhidos com algum tipo de doença. Olímpio alegou na oportunidade que o cuidado com os animais também favorece a saúde humana.

Para o vereador Olímpio a iniciativa renova as esperanças dos protetores dos animais, os quais vivem desencantados com a falta de efetividade das leis de proteção aos animais no Estado da Paraíba: “Estou apoiando esta iniciativa com a esperança de que a codificação das leis de proteção aos animais favoreça para a efetividade das diversas leis boas que já existem, mas não são cumpridas”, destacou o parlamentar.

Olímpio defendeu ainda a participação de ambientalistas, veterinários, proprietários de Pet Shopping, carroceiros, protetores, entidades ligadas a proteção de animais na elaboração do Código. Já o professor Francisco José Garcia Figueiredo (UFPB) fez uma palestra defendendo a participação de todos os envolvidos com a causa animal para contextualizar a necessidade de reunir as mais diversas normativas sobre os animais em um único Estatuto Legal.

Dirp./CMCG