Câmara realiza Audiência Pública para debater os problemas enfrentados pela Guarda Municipal

Guarda_municipalOs problemas enfrentados pela Guarda Civil Municipal serão debatidos em Audiência Pública, na manhã desta quarta-feira, na Câmara Municipal. A audiência foi proposta pelo vereador Olimpio Oliveira e pretende fazer a interlocução entre os guardas municipais e os representantes do governo municipal, uma vez que, os guardas municipais, recentemente, realizaram uma paralisação de advertência para cobrar melhores condições de trabalho e de salário, mas não conseguiram avançar nas negociações com o Poder Executivo.

Segundo Rosilberto Moura, vice-presidente do Sindguarda-PB,  as reivindicações da categoria são básicas e visam criar as condições para que os guardas municipais possam desempenhar suas missões com o mínimo de segurança possível, por exemplo:  a aquisição de armas letais e não letais; a aquisição de coletes balísticos, além do acréscimo do adicional de periculosidade ao salário dos guardas.

O vereador Olimpio Oliveira manifestou a sua esperança no sentido de que a Audiência Pública possa colaborar para o avanço das negociações: “A Guarda Civil Municipal precisa de um olhar diferenciado por parte do Prefeito, pois é um equipamento importante e estratégico para auxiliar no enfrentamento da violência, contudo, precisa ser prestigiada, ser motivada, ser equipada e reforçada para efetivamente existir como órgão de segurança. Enfim, não podemos continuar fazendo de conta que temos uma Guarda Municipal”, desabafou Olimpio.