Câmara realiza sessão em homenagem aos 60 anos dos Bombeiros em CG

2_BBMA Câmara Municipal de Campina Grande realiza sessão na próxima quinta-feira, 10 horas da manhã, para homenagear os 60 anos do Batalhão de Bombeiros Militar da cidade. O Corpo de Bombeiros de Campina Grande é comandado pela  tenente-coronel Jousilene Sales. A sessão será realizada na sede da instituição na avenida Almeida Barreto, 428, São José.

O vereador Nelson Gomes Filho, presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, apresentou projeto que concede a Medalha de Mérito Municipal ao Corpo de Bombeiros da Paraíba pelos seus 60 anos de história e bons serviços à comunidade de Campina Grande. Destaca os serviços relevantes pela corporação à população de Campina Grande e aos 63 municípios jurisdicionados.

Conforme a história em 10 de novembro de 1947, o Governo da Paraíba criou uma Secção de Bombeiros de Campina Grande, através da Lei nº 31, publicada no Diário Oficial de 11 de novembro de 1947, na gestão do governador Osvaldo Trigueiro. A primeira sede do Corpo de Bombeiros de Campina Grande foi construída na gestão do então governador José Américo de Almeida e, teve sua inauguração no dia 5 de setembro de 1953, num prédio anexo ao 2º Batalhão de Polícia Militar.

A unidade do Corpo de Bombeiros foi denominada de Segunda Seção de Combate a Incêndio, e contava com um efetivo de 31 Bombeiros, tendo como comandante da época o 2º Tenente da PM Gumercindo Fernandes. No dia 6 de março de 2006, o então governador Cássio Cunha Lima entregou um novo quartel dos bombeiros, localizado à Avenida Almeida Barreto, no Bairro de São José.

Em 28 de dezembro de 2007 recebeu a autonomia e passou a ter a denominação de 2º Batalhão de Bombeiros Militar, sendo responsável por todas as atividades operacional nas ações de bombeiro e defesa civil. Só temos que reconhecer os bons serviços prestados pela corporação à população de Campina Grande e aos 70 municípios jurisdicionados. Seja no atendimento nas áreas de Combate a Incêndio Busca e Salvamento e Atendimento Pré-hospitalar, como também, o trabalho desenvolvido nas escolas da rede estadual de ensino através do Projeto Bombeiro na Escola.

O Batalhão de Bombeiros Militar também tem se destacado pelos trabalhos de prevenção realizados durante os grandes eventos de Campina Grande.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba (CBMPB) é uma Corporação cuja principal missão consiste na execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito do estado da Paraíba. Ele é Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro, e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil. Seus integrantes são denominados Militares dos Estados pela Constituição Federal de 1988, assim como os membros da Polícia Militar do Estado da Paraíba.

O Corpo de Bombeiros da Paraíba foi criado em 09 de junho de 1917, primeiro com a denominação de Seção de Bombeiros da Força Pública do Estado. Atualmente suas atividades estão definidas pela Lei Estadual de n° 8.444, de 28 de dezembro de 2007. Estrutura Operacional: QCG (Quartel do Comando Geral); BBS (Batalhão de Busca e Salvamento); 1° BBM (Batalhão de Bombeiro Militar); 2° BBM – Campina Grande; 3° BBM – Guarabira; 4° BBM – Patos; 5° BBM – Cajazeiras. O efetivo é formado por 172 militares. Dispõe de 18 viaturas.