Câmara realiza Sessão Especial em homenagem aos 70 anos do Lions Clube Campina Grande

Foi realizada na noite desta quarta-feira (12) uma Sessão Especial em comemoração aos 70 anos do Lions Clube de Campina Grande. A propositura da sessão foi do vereador Olimpio Oliveira. O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, Ana Paula Cavalcante Donato (presidente do Lions Clube CG), Mário Cipriano de Araújo (governador do distrito LA5), Eneida Agra Maracajá (ativista cultural, conselheira de honra da presidência do CIOFF Brasil e professora efetiva da Universidade Federal da Paraíba – UFPB), além de Márcio Bandeira (presidente do Lions Clube Prata), Rinaldo Régis Batista (secretário do distrito do Rio Grande do Norte), vereadores, representantes do Lions Clube e convidados.

O Lions Clube é uma organização internacional de serviço voluntário fundada em 1917, com atuação em mais de 200 países. Dedicada à promoção de ações sociais, educativas, de saúde e de cidadania, a instituição chegou ao Brasil em 1952 e, desde então, tem contribuído significativamente para o desenvolvimento humano e social por meio de projetos comunitários e parcerias com órgãos públicos e entidades civis.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

Em Campina Grande, o Lions Clube Centro foi fundado em 12 de novembro de 1955, recebendo sua carta constitutiva dois anos depois, em 1957. Desde então, tornou-se uma das mais tradicionais entidades de serviço da cidade, sendo responsável pela fundação de outros clubes, como os de Patos e Areia, e pelo apadrinhamento do Lions Clube da Prata. Ao longo de sete décadas, manteve atuação contínua e relevante em benefício da comunidade campinense.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

Entre suas ações de destaque, o Lions Clube de Campina Grande Centro mantém, há décadas, uma parceria com a Prefeitura Municipal na manutenção da Escola Lúcia de Fátima Gayoso Meira, beneficiando inúmeras crianças e famílias. Atualmente, o clube é presidido por Ana Paula Cavalcanti Donato e conta com 21 sócios ativos, todos comprometidos com o serviço voluntário e com o fortalecimento do espírito comunitário. Em 2025, a entidade celebra sete décadas de fundação — um marco histórico reconhecido pela Câmara Municipal.

Durante a sessão, o vereador Olimpio Oliveira agradeceu a presença dos convidados e representantes do Lions Clube. Aproveitou a oportunidade e homenageou à professora Eneida Agra Maracajá. “O poder Legislativo de Campina Grande se sente muito honrado com sua presença”, afirmou.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

Em seu pronunciamento, Olimpio citou Norberto Bobbio (Senador Italiano) “há certas coisas que você não precisa justificar, porque, por si próprias, elas já se justificam”. Em seguida, acrescentou: “Venho agradecer (…). A trajetória, a história do Lions Internacional já se justifica toda e qualquer homenagem. Imagine um grupo de homens e mulheres que se reúnem para fazer o bem, ajudar e servir as pessoas”.

O parlamentar também destacou a importância da instituição para a cidade. “No mundo que a gente vive hoje, precisamos muito celebrar um grupo, uma instituição, um clube de serviço como esse movimento de Lions Internacional. E que maravilha, há 70 anos fazendo o bem em Campina Grande”. Olimpio finalizou sua fala ressaltando o papel do voluntariado: “Nós estamos celebrando esses 70 Anos dentro dessa visão de solidariedade, de voluntariado e, rogamos a Deus, vida longa! Não só ao Lions Clube, mas a todos aqueles que estão empenhados nesta obra que é parceira e que está sempre disponível para os empreendimentos do bem. Meus parabéns!”.

O governador do Lions Clube do distrito LA5, Mario Cipriano, também fez uso da tribuna e agradeceu a homenagem prestada pelo Poder Legislativo. “Nos sentimos honrados pela homenagem que a Câmara Municipal está prestando ao Lions de Campina Grande, Centro, pelos seus 70 anos de relevantes serviços prestados aos mais necessitados e a esta comunidade”, declarou.

Encerrando a sessão, a presidente do Lions Clube de Campina Grande, Centro, Ana Paula Cavalcante Donato, expressou sua emoção ao ocupar a tribuna. “Se hoje eu estou aqui, foi pela essência do servir, plantada em minha alma por meus pais”, disse. Ela prosseguiu: “É com profunda emoção e gratidão que ocupo esta tribuna, não apenas como presidente, mas como membro honrado desta família leonística a qual faço parte. Neste momento, celebramos os frutos colhidos ao longo destes 70 anos de nossa história ininterrupta de serviços”. Ana Paula destacou ainda: “O nosso clube reafirmou, nesse período, o nosso lema internacional – Nós Servimos! As nossas ações foram faróis de esperança em nossa Rainha da Borborema. E através de diversas campanhas que tocaram a vida de milhares de pessoas nessa caminhada de sete décadas”.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

A presidente também apresentou dados recentes das atividades do clube. “No ano leonístico 24/25 de forma marcante, mais de seis mil pessoas foram beneficiadas diretamente com nossas ações”, mencionou, destacando projetos de exames de vista, entrega de óculos, distribuição de alimentos e ações voltadas à educação e ao meio ambiente. Ao agradecer a colaboração dos membros, afirmou: “Uma gestão não é feita apenas por um presidente, mas pela paixão e pelo trabalho incessante de cada membro. Cada meta alcançada, cada projeto concluído, guarda a marca da dedicação coletiva do Lions Clube de Campina Grande centro”. E concluiu com uma mensagem de otimismo: “Que venham mais 70 anos! E que continuemos firmes, com o coração cheio de esperança e as mãos prontas para o próximo servir”.

Para acompanhar a sessão completa, acesse o Canal Oficial do youtube (@camaracgoficial). Confira também o andamento das matérias que tramitam no SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.

DIVICOM/CMCG