Câmara realiza sessão sobre agricultura nesta quinta

A Câmara Municipal de Campina Grande, atendendo propositura do vereador Joseildo Alves (Galego do Leite), realiza sessão especial nesta quinta-feira, 25, às 10 horas, no plenário da Casa, em homenagem ao Dia do Agricultor que é comemorado no dia 28 de julho.

Segundo informações do parlamentar a sessão deverá contar com a participação de representantes da Embrapa, Emater, Associações e sindicatos ligados a agricultura, secretaria municipal e estadual da agricultura, além de agricultores. A oportunidade serão debatidos temas ligados a agricultura e principalmente sobre a agricultura familiar na região de Campina Grande.

Na década de 1960, o presidente Juscelino Kubitschek criou o Dia do Agricultor, através do decreto nº 48.630, e com isso reforçou a importância da profissão no país. O então presidente entendia que as relações mudaram depois que o homem passou a cultivar a terra. Por muito tempo a maioria da população morava no campo.

Chamado de homem do campo, colono, camponês, lavrador, produtor, agricultor, a evolução social e as transformações sofridas por esta categoria são conseqüências de uma nova situação deste trabalhador fundamental para o desenvolvimento do País.

A agricultura familiar hoje abrange mais 20 milhões de pessoas que podem alimentar o povo brasileiro sem explorar o consumidor e sem agredir o meio ambiente. Sua origem firma-se na união, na cooperação e na construção da melhoria da qualidade de vida das trabalhadoras e trabalhadores brasileiros do campo e da cidade.