Câmara realizou audiência sobre segurança pública na Paraíba

A Câmara Municipal de Campina Grande, atendendo o requerimento Nº 303/2017 do vereador Sargento Neto, realizou durante a 5ª Sessão Ordinária na manhã dessa quarta-feira (22) uma audiência pública para discutir a crise na segurança pública no Estado e os problemas enfrentados pela população com o aumento das taxas de criminalidade.
Segundo o parlamentar Sargento Neto, propositor da audiência, os problemas que afetam a segurança pública alertam para necessidade do debate sobre o assunto, com o intuito de incorporar nova ideias para as políticas públicas. “Discutir melhorias no sistema de segurança do nosso Estado se faz necessário para ouvir as necessidades através dos que estão aqui presentes. Temos a obrigação constitucional de informar a toda sociedade o que se passa com nossa segurança”, afirmou o parlamentar.
De acordo com o Coronel Francisco de Assis, presidente do Clube dos Oficiais da Paraíba, um dos convidados para debater o assunto, é necessário que novos policiais sejam contratados urgentemente. “Temos a necessidade de completar o déficit de efetivo de mais de oito mil homens. A instituição passa por esse problema e peço a ajuda dessa Casa para buscar a solução desses problemas reivindicando ao governador junto com a classe”, pediu.
Durante a solenidade estiveram presentes os representantes dos 178 suplentes do concurso PM/PB 2014, aprovados em todas as etapas e aguardando serem chamados pelo governo estadual através de uma ação no Poder Judiciário.
Como resultado da audiência, será formulado um documento com propostas de melhorias para o efetivo policial, direitos básicos, salariais e revindicações de novos concursos para prestação de um melhor serviço à sociedade e evitar a crescente onda de crimes. Tal documento será encaminhado ao Governo do Estado.
Ainda compareceram ao evento representantes da Delegacia Regional da Polícia Civil, Associação dos Policiais Civis da Paraíba, Associação das Esposas de Policiais e Bombeiros Militares, Pastoral de Acesso à Justiça da Diocese de Campina Grande, Associação dos Sargentos e Subtenentes, Cavalaria da Polícia Militar, Presídio Feminino de Campina Grande, Presídio do Monte Santo, Clube dos Oficiais, Conselho Municipal de Segurança Pública de Campina Grande, Policiais Civis e Militares, Projeto Formando Cidadão, ACI, STTP, vereadores e suplentes dos municípios de Patos, Monteiro, Lagoa Seca e João Pessoa, além da população campinense e parlamentares da Casa Félix de Araújo.
***Conteúdo de responsabilidade da assessoria