Câmara realizou sessão em homenagem ao agricultor

dia_agricultorA Câmara Municipal de Campina Grande, atendendo propositura do vereador Joseildo Alves (Galego do Leite), realizou sessão especial nesta quinta-feira, 25, no plenário da Casa, em homenagem ao Dia do Agricultor que é comemorado no dia 28 de julho.

A sessão contou com a participação do secretario de agricultura do município, Guilherme Almeida; superintendente da Funasa no estado, Claudia Nóbrega Vital do Rego; representante da Casa da Cidadania, Socorro Lima; representante da Embrapa, Everton Bronzeado; representante da Embrapa, Waltermilton Vieira Cartaxo; além de representantes de Associações rurais e Sindicatos ligados ao agricultor, alunos de escolas localizadas na zona rural, lideranças comunitárias entre outros.

O autor da propositura que originou a sessão, vereador Joseildo Alves saudou os participantes lembrando as dificuldades do homem do campo, para produzir, sendo o mais cruel de todos as  constantes secas, Citou ainda a falta de segurança e de investimentos públicos para a agricultura familiar como conseqüências para aumentar o êxodo rural na região.

O zootecnista da Embrapa Waltermilton Cartaxo  alertou sobre a escassez de água no nordeste  tendo em vista duas secas consecutivas acrescentando que a maioria dos açudes estão com nível baixo e quase 60% do rebanho foi perdido pela escassez  de água. Destacou ainda, a. falta apoio dos governos para aumentar a cadeia de geração de renda, mesmo no período de seca.

Usuram ainda, a tribuna para enaltecer o agricultor, destacando as dificuldades enfrentadas pelos mesmos na zona rural, os vereadores Orlandino Farias, Lula Cabral, Hercules Lafite, Marinaldo Cardoso, Olimpio Oliveira, Miguel Rodrigues, Rodrigo Ramos e ainda o secretario de agricultura, Guilherme Almeida, a superintendente da Funasa, Ana Cláudia, o líder comunitário Luciano da Silva entre outros.