Câmara solicita ao Estado a construção de Adutora de Engate Rápido partindo de Acauã

Adutora4A Câmara Municipal de Campina Grande aprovou, na manhã desta terça-feira, um requerimento de autoria do vereador Olimpio Oliveira solicitando ao Governo do Estado a construção de uma “Adutora de Engate Rápido”, com o objetivo de trazer as águas do Açude de Acauã para complementar o abastecimento de água de Campina Grande, especialmente, para dar suporte ao abastecimento dos segmentos da construção civil e da indústria, objetivando desafogar o consumo intenso das águas do Açude de Boqueirão.

Olimpio propõe que a Adutora de Engate Rápido faça a integração com a Estação de Tratamento de Gravatá, de onde seria distribuída para Campina Grande. “São apenas 45 Km de distância, com o custo avaliado em 8 milhões e com o prazo de execução de apenas 90 dias, ou seja, é uma obra relativamente barata, mas de grande importância econômica e social para a nossa cidade”, explicou Olimpio.

O requerimento reproduz uma ação que já vem sendo desenvolvida nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí, onde diversas adutoras emergenciais já estão sendo construídas. Os tubos contam com sistema de engate rápido e junta travável, que permite a montagem com rapidez de canalizações na superfície do terreno, dispensando a abertura de valas.

Atualmente, o Açude de Acauã conta com 75 milhões de metros cúbicos de água. É o 4º maior volume de água armazenado da Paraíba, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba – AESA, inclusive, um volume maior do que o manancial que abastece João Pessoa, Gramame/Mamuaba, atualmente com 52 milhões de metros cúbicos de água.

Confira quais são os 5 açudes com o maior volume de água na Paraíba*

1.      Açude Mãe D’água – Coremas – 145 milhões de metros cúbicos;

2.      Açude Epitácio Pessoa – Boqueirão – 137 milhões de metros cúbicos

3.      Açude Coremas – Coremas – 134 milhões de metros cúbicos;

4.      Açude de Acauã – Itatuba – 75 milhões de metros cúbicos;

5.      Açude de Araçagi – Araçagi – 63 milhões de metros cúbicos.

*Dados da AESA – Pesquisa realizada em 11 de março de 2014 – <http://site2.aesa.pb.gov.br/aesa/volumesAcudes.do?metodo=preparaUltimosVolumesPorMunicipio>