CMCG concede Título de Cidadania Campinense a Ademir Vilar
Foi realizada na noite desta quarta-feira (7), na Câmara Municipal de Campina Grande, uma Sessão Especial que concedeu o Título de Cidadania Campinense ao escrivão da Polícia Civil da Paraíba, Ademir da Costa Vilar. A homenagem foi proposta pelo vereador Olímpio Oliveira (Podemos) em reconhecimento aos 40 anos de serviços prestados por Ademir à segurança pública e ao povo campinense.
Natural de Taperoá-PB, Ademir é filho do casal Francisco da Costa Vilar e Terezinha Fernandes Vilar. É casado com Maria de Fátima Almeida Lima Vilar e pai de Laís Maria Lima Vilar. Iniciou seus estudos na Escola Elementar Rural Mista de Lagoa Queimada, em sua cidade natal, e também passou pelo Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, em Lagoa Seca. Em 1985, mudou-se para Campina Grande ao ser nomeado para a Secretaria da Segurança Pública como técnico de nível médio.
Durante a cerimônia, o vereador Olimpio destacou o compromisso e a dedicação do homenageado: “Hoje nós estamos homenageando um ser muito especial, diferenciado, nosso amigo Ademir da Costa Vilar. Ademar tem uma característica muito especial, ele é proativo. Ele não espera que você demande para ele as ações, ele se apresenta e de forma resolutiva. Então Ademir é isso, é a excelência do trabalho, é a vontade de fazer, é a vontade de acertar de colaborar até me surpreendo com Ademir fazendo aquilo que é da nossa obrigação. Eu tenho o maior orgulho de ter Ademir na nossa equipe. Colaborando, ajudando, deixando a sua experiência, fazendo a diferença lá na nossa delegacia especializada de atendimento a pessoa idosa. Então Ademir, o Poder Legislativo de Campina Grande, o poder do povo, se reúne para entregar a você a mais alta comenda dessa cidade. Parabéns Ademir! Seja bem-vindo aos braços da rainha da Borborema, porque você, de fato, merece. Finalizou o vereador Olimpio oliveira”.
Ademir iniciou seu discurso agradecendo pela homenagem recebida: “Inicialmente agradeço a Deus por este dia tão especial para mim. Pois recebeu o título de cidadania campinense. É como receber uma nova certidão de nascimento. É ser filho de Campina Grande, é uma honra grande demais para mim. Agradeço ao vereador Olímpio Oliveira pela iniciativa que foi aprovada pelos demais vereadores. Recebam todos a minha gratidão”.
O homenageado também compartilhou lembranças de sua infância e dificuldades vividas no campo: “No início da minha trajetória trabalhava com meu pai carregando bananas para vender na cidade de Taperoá. Caminhávamos doze quilômetros que separavam o sítio Jundiá da cidade de Taperoá. A escola em que eu e meu irmão estudávamos ficava em um sítio distante, nove quilômetros da nossa casa. Trabalhava durante o dia e a noite a escola era o caminho” Destacou que terminou o ginásio e em seguida veio estudar no colégio agrícola, em Lagoa Seca.
Sobre sua trajetória profissional, Ademir relembrou: “Em 1985 foi contratado pelo governo estadual como técnico de nível médio para trabalhar na Secretaria da Segurança Pública. Em 1986 fui aprovado no concurso público para um cargo de escrivão de polícia civil”. Atuou por 26 anos na Delegacia Especializada de Vigilância Geral, depois trabalhou na delegacia de Acidentes e, posteriormente, foi designado para a Delegacia de Atendimento à Pessoa Idosa, onde trabalha há sete anos. “Prestei o vestibular e fui aprovado para o curso de direito na antiga Universidade Regional do Nordeste. Fiz especialização em direito processual penal. Em seguida, fui designado para trabalhar na Delegacia Especializada de Atendimento a Pessoa Idosa. Onde estou lá há sete anos”.
Ademir encerrou sua fala com uma mensagem de gratidão às pessoas e instituições que fizeram parte de sua trajetória e as pessoas que compareceram a sua homenagem na Casa de Félix Araújo: “Só tenho a agradecer essas três famílias, a minha família de sempre, a família da polícia civil e a família maçônica. Meu muito obrigado a todos que aqui compareceram”.
Para acompanhar a sessão completa, acesse o Canal Oficial do youtube (@camaracgoficial). Confira também o andamento das matérias que tramitam no SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.
DIVICOM/CMCG