CMCG concede Título de Cidadania Campinense ao Professor Josemir Camilo

A Câmara Municipal de Campina Grande realizou, na noite desta quinta-feira (27), uma solenidade para conceder o Título de Cidadania Campinense ao professor e pesquisador Josemir Camilo de Melo. A homenagem foi proposta pela vereadora Jô Oliveira, que ressaltou a importância da trajetória do novo cidadão campinense e sua contribuição para a formação intelectual e cultural da Rainha da Borborema.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

A sessão contou com a presença de autoridades, acadêmicos, ex-alunos e familiares. Entre eles, estiveram Thélio Farias, presidente da Academia de Letras de Campina Grande; Marisa Braga de Sá, mestra em Geografia e ex-coordenadora do curso de História da UFCG; Carlos Roberto Medeiros, ex-aluno do homenageado; e o deputado estadual Félix Araújo Filho. Amigos e parentes também marcaram presença para celebrar a honraria

Nascido no Recife, em 1947, Josemir viveu a infância e juventude em Goiana (PE), onde estudou em instituições tradicionais como o Ginásio Manoel Borba e o Seminário Carmelitano. Mais tarde, formou-se em História pela Universidade Católica de Pernambuco, tornando-se mestre pela UFPE com a dissertação: A Lavoura Canavieira em Pernambuco e a Expansão do Capitalismo Britânico (1870-1890). Conquistou também o PhD pela mesma universidade, com a tese: Modernização e Mudanças: Um Trem Inglês nos Canaviais do Nordeste (1852-1902).

Na carreira docente, atuou em escolas e universidades de Pernambuco e da Paraíba. Lecionou na Universidade Católica de Pernambuco, na Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata e na Universidade Federal da Paraíba, onde foi responsável pela criação do Curso de Bacharelado em História no Campus II, hoje UFCG. Após se aposentar em 2001, ainda atuou como professor visitante na Universidade Estadual da Paraíba e em instituições privadas da região.

Sua formação acadêmica inclui ainda passagem pela London School of Economics, onde realizou pesquisas de doutorado com bolsa da CAPES. Além do magistério, Josemir acumulou mais de mil artigos publicados na imprensa regional, abordando temas ligados à política, cultura e ciências humanas. Sua produção inclui dezenas de artigos em revistas especializadas, capítulos de livros e publicações internacionais, consolidando uma carreira de 45 anos dedicada ao ensino e à pesquisa histórica.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

Durante a solenidade, a vereadora Jô Oliveira ressaltou o legado do homenageado. Em seu discurso, afirmou: “Hoje nós temos essa lei (9.907 de 22/08/2025) que concede o Título de Cidadania Campinense que o reconhece nesse lugar de cidadão campinense e nós somos muito felizes de ter a sua trajetória também perpassada pela história de Campina Grande”. Ela agradeceu a contribuição do professor, dizendo: “Muito obrigada por toda a sua contribuição (…). Como também, por trazer aqui, esta noite, pessoas que também contribuem com a história de Campina Grande”, finalizando com reconhecimento ao legado construído através da educação e da luta em defesa dos movimentos negros.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

O deputado estadual Félix Araújo Filho também ocupou a tribuna para homenagear Josemir. Destacou sua atuação pública e sensibilidade social ao afirmar: “O professor Josemir Camilo sempre esteve à frente das causas populares, nas grandes questões do interesse do povo de Campina Grande”. Em tom afetuoso, completou: “Agora somos conterrâneos, o senhor é meu irmão. Nosso sangue está fundido pela magia que se chama Campina Grande (…). Meus cumprimentos, professor Josemir. Bem vindo a eternidade que se chama Campina Grande”. Finalizou.

Em seu discurso de agradecimento, Josemir falou sobre a relação construída ao longo dos anos com Campina Grande. Disse: “O lugar em que nascemos é pátria forçada e aquele de que somos cidadãos é pátria forçosa. Ou seja, vigorosa! Aquela é mãe por acidente, está é mãe por afeto”. Recordou momentos marcantes de sua convivência com a cidade, afirmando: “Minha campinencidade foi construída sem perceber, pela inclusão no dia a dia da cidade, das visitas nos cinemas de arte (…) e como pedestre percorrendo cada canto desta cidade”. Ele também relembrou que, mesmo pesquisando no exterior, manteve vínculo com Campina: “Mesmo tendo saído para pesquisar no estrangeiro, não me descuidei de Campina, pontualmente de lá (Londres) mandava meus artigos de opinião”.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

Finalizando seu discurso, o novo cidadão campinense destacou o papel da cidade em sua formação intelectual: “Campina foi a minha afirmação cultural, começo da minha maturidade intelectual e familiar (…). Campina fez de mim um escritor”. Agradeceu a presença de todos, reforçando o orgulho por receber o título que, segundo ele, apenas oficializa uma ligação afetiva construída ao longo de décadas.

Para acompanhar a sessão completa, acesse o Canal Oficial do youtube (@camaracgoficial). Confira também o andamento das matérias que tramitam no SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.

DIVICOM/CMCG