CMCG faz sessão de encerramento do Outubro Rosa e incentiva a prevenção contínua

CMCG faz sessão de encerramento do Outubro Rosa e incentiva a prevenção contínua

Durante a manhã dessa terça-feira (31) a Câmara Municipal de Campina Grande realizou uma sessão especial alusiva ao encerramento das atividades do Outubro Rosa, mês de conscientização do câncer de mama. A sessão foi proposta pela presidente Ivonete Ludgério (PSD). Houve palestras, depoimentos de luta e vivência de mulheres portadoras de câncer de mama, além de orientações voltadas para a prevenção.

A sessão contou com momentos dinâmicos e de relaxamento, com palestras e debates sobre o tema e intensificando a divulgação de dados sobre a doença. Atualmente o Brasil apresentou 60 mil casos de mulheres com câncer de mama, dentre esses fora 750 só na Paraíba, mas a maior preocupação é com as pessoas que ainda não tem acesso ao atendimento básico de saúde, o que pode aumentar a porcentagem de portadores.

A médica mastologista e presidente da ONG Mulheres de Peito, Cristiane Araújo, ressaltou que a melhor forma de prevenir esse problema é a realização de exames e diagnóstico precoce imediato. “Nossa proposta é dar atenção básica para mulheres que tem câncer de mama com atendimento imediato. Também temos que investir no rastreamento calculado, através de exames, para diminuir o número de óbitos”, explicou.

Em depoimento sobre a convivência e luta contra o câncer de mama, as cunhadas  Kaline e Verônica emocionaram os presentes com suas histórias de vida e falaram da importância do exame antes dos 50 anos. “Nós somos jovens, eu com 36 anos e Kaline com 27, o câncer não escolhe idade ou raça e não é um diagnóstico fácil, por isso é necessário ser prevenido. Seguimos juntas em tratamento, pois quando unimos forças somos mais fortes”, disse Verônica.

Para a vereadora Ivonete Ludgério o momento é importante para trazer o debate à sociedade civil, tanto mulheres quanto homens, que as ações preventivas devem tornar-se cotidianas e não devem ser interrompidas, valorizando o cuidado permanente com a saúde. “Não poderíamos deixar passar esse mês de outubro sem falar sobre a prevenção do câncer de mama, alertando as mulheres campinenses sobre essa doença. Nossa luta não é só durante esse mês, essa Casa Legislativa lutará todos os meses pela vida”, falou.

Dirp./CMCG




Fale Conosco

Para que possamos lhe atender melhor por favor entre com as informações abaixo. Obrigado!

Perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões? Eu adoraria ajudá-lo!

ENTER para enviar