CMCG homenageia mulheres em Sessão Especial

CMCG homenageia mulheres em Sessão Especial

A Câmara Municipal de Campina Grande realiza, nessa quarta-feira (08), uma Sessão Especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher. A sessão é fruto de uma propositura da presidente Ivonete Ludgério (PSD) e do vereador Lula Cabral (PMB). Na ocasião serão homenageadas algumas mulheres de destaque, em diferentes áreas, da cidade de Campina Grande.

A sessão do Dia Internacional da Mulher acontece anualmente e marca a abertura da semana de comemorações e debates promovida pela CMCG. Na sessão ordinária desta terça-feira (07) foi aprovado um Projeto de Lei, de autoria do vereador Pimentel Filho (PSD), que cria o Fundo Municipal de Direito das Mulheres (FMDM). De acordo com o autor da propositura, o Fundo tem o objetivo de gerenciar recursos para a implantação de programas, desenvolvimento e manutenção das atividades relacionadas aos direitos das mulheres.

Na próxima semana, no dia 16 de março, será realizada uma Audiência Pública com o tema “Mulheres: Lutas, Conquistas e Afirmação”. A audiência é uma propositura do vereador Anderson Maia (PSB) e tem, entre os objetivos, a proposta de reunir lideranças de diferentes áreas para debater questões relacionadas ao tema.

“Essa é uma das principais datas comemorativas na Câmara Municipal de Campina Grande”, comentou a presidente Ivonete Ludgério, ao lembrar que essa homenagem à mulher já é uma tradição do Poder Legislativo campinense. “É uma honra para os vereadores fazer essa tradicional homenagem às mulheres. Mas para mim essa sessão tem um valor e uma representatividade muito maior, justamente por eu ser a única mulher na Casa de Félix Araújo e a segunda a assumir o cargo de presidente”, complementou.

Entre as mulheres convidadas para participar da Sessão Especial estão representantes da cultura, do meio ambiente, da saúde, segurança pública, política e diversas outras áreas. Serão feitas homenagens e haverão debates sobre temas de relevância aos diretos das mulheres.

Mulheres na CMCG

Ao longo das legislaturas na Câmara campinense nove mulheres se destacaram ao desempenhar o papel de vereadoras e cumprir com eficiência os seus mandatos. A primeira foi Maria Dulce Barbosa, ela era professora e assumiu o cargo na primeira legislatura da cidade, de 1947 até 1951.

Maria Lopes Barbosa foi a segunda mulher que exerceu o cargo como vereadora em Campina Grande. Ela foi a primeira a presidir a Câmara e a exercer interinamente o cargo de prefeita. Como representante do povo na Casa, ela teve sete mandatos.

Durante a 9ª Legislatura, a advogada e suplente Tereza Braga foi empossada para exercer o cargo de vereadora e lutar pelos direitos sociais. Já em 1997 a Câmara empossou pela primeira vez duas mulheres no parlamento, a sindicalista Cozete Barbosa e a médica Gealanza Guimarães, que seguiram com seus mandatos até o ano 2000.

A atual deputada estadual da Paraíba, Daniela Ribeiro (PP), também deixou sua marca registrada na Câmara de Vereadores. Ela assumiu o cargo de 2009 até 2011. Assumiram como suplentes no final de 2014 Lourdes Costa e Milana Sales (Tia Mila) e, com rendimento consistente, tiveram uma participação exemplar nos meses que exerceram o mandato.

A Câmara Municipal de Campina Grande tem atualmente a vereadora Ivonete Ludgério como presidente. A vereadora do PSD representa e fortalece a liderança das mulheres campinenses no parlamento municipal desde 2005, buscando mais direitos e abrindo oportunidades para igualdade.

***Conteúdo de responsabilidade da assessoria




Fale Conosco

Para que possamos lhe atender melhor por favor entre com as informações abaixo. Obrigado!

Perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões? Eu adoraria ajudá-lo!

ENTER para enviar