CMCG realiza audiência pública para falar sobre Economia Solidária

Em comemoração ao Dia Internacional da Economia Solidária, celebrado hoje (15), a Câmara Municipal de Campina Grande, atendendo a propositura do vereador Olímpio Oliveira, realizou uma audiência pública para discutir sobre os rumos da economia solidária na Paraíba.

O vereador Olímpio Oliveira ressaltou que o trabalho feito pelo grupo que participa do movimento de economia solidária é necessário para o crescimento da população, mesmo diante da crise econômica atual. “Essas pessoas que fazem economia solidária criaram oportunidades de empregos diante dessa crise imensa que vivenciamos, produzindo qualidade de vida de forma consciente e limpa, com aspecto social colaborativo.”, destacou.

Representando a Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária, do governo estadual, a secretária Ana Paula Sousa destacou a importância das redes de economia solidária que acompanham o processo produtivo e de consumo dos produtos, incentivando as ações integradas para combate à pobreza. “A sociedade civil, os governos federais, estaduais e municipais deve se unir para contribuir com esse projeto.”, afirmou.

Aproveitando o espaço concedido para fala nas galerias, a agricultora Jaqueline que faz parte da rede de economia solidária, expôs as dificuldades dos agricultores do movimento. “Nossa principal dificuldade nesse momento é com a falta de chuva que vem prejudicando a plantação. Também precisamos de incentivos para comercialização dos nossos produtos, capacitações, projetos de recursos hídricos. Quero convidar todos os vereadores para participarem das nossas reuniões para entenderem melhor o que passamos.”, convidou.

Estavam presentes para discussão do tema no plenário da Casa os representantes de associações, cooperativas, agricultores da rede, Centro de Ação Cultural – CENTRAC, Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa – ASPTA, população campinense e parlamentares.

Dirp./CMCG