CMCG realiza audiência pública sobre reforma do Ensino Médio

Foi realizada na manhã dessa quinta-feira (10), na Câmara Municipal de Campina Grande, uma audiência pública, de propositura do vereador Anderson Maia, para discutir a Medida Provisória 746/2016 que promove alterações nas diretrizes e estrutura do ensino médio.

Segundo o vereador Anderson Maia, a medida não está seguindo o trâmite legal, pois é necessário debates com a população antes de implantação nas escolas. “É necessária a participação e consulta popular para que implementem essa medida, não o contrário. O nosso compromisso, enquanto Casa Legislativa, é trazer o debate e esclarecimento para todos.”, alertou.

CMCG realiza audiência pública sobre reforma do Ensino MédioApresentada pelo presidente no dia 22 de setembro, a MP do ensino médio amplia o número de hora-aula, de 800h para 1400h, além de flexibilizar o currículo onde metade do tempo total do ensino médio será destinado ao conteúdo obrigatório definido pela Base Nacional. No restante das horas os alunos poderão escolher entre cinco matérias. A medida também anuncia que os professores não precisam ter formação na área em que ministram aula, apenas precisam comprovar um notório saber sobre o assunto.

Para discussão do tema estava presente Iolanda Barbosa, secretária de educação de Campina Grande, Flávio Romero representante da UEPB e do Conselho Estadual de Educação, Lucas Farias representando o IFPB, Renata Silva representando o Senai, a gerente da 3ª Região de Ensino Giovana Marques Lopes, Alarcon Agra representando a UFCG, Socorro Ramalho representando o Sintep-PB, Rick Peres do DCE/UEPB, vereadores, alunos, professores e funcionários públicos.

Ao final da audiência, o vereador e presidente Pimentel Filho propôs a criação de um documento a partir da ata feita durante a sessão para que seja enviado à bancada de deputados estaduais e federais, senadores e também ao ministro da educação. “Nomeio Anderson para unir os dados que foram trazidos aqui hoje para formular um documento e levá-lo a conhecimento público. Esse tema não pode ficar só aqui, é preciso encaminhar à outros órgãos”, anunciou.

Dirp./CMCG