CMCG realiza sessão em homenagem aos Bombeiros e entrega Medalha de Mérito

CMCG realiza sessão em homenagem aos Bombeiros e entrega Medalha de Mérito MunicipalDurante sessão especial comemorativa dos 60 anos do Corpo de Bombeiros em Campina Grande, realizada na manhã desta quinta-feira (5), no auditório do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, o presidente da Câmara Municipal, vereador Nelson Gomes Filho entregou a comandante do 2º BBM, tenente coronel Jousilene de Sales Tavares, a Medalha de Mérito Municipal.

A solenidade foi iniciada com a apresentação de um vídeo contando a história do Corpo de Bombeiros na cidade.

Em seguida o presidente da Câmara de Vereadores, Nelson Gomes Filho abriu a sessão especial convocando o vereador Lafite para a leitura do verso bíblico. A mesa foi formada pelo vereador Pimentel Filho, o prefeito Romero Rodrigues, o professor José Lucas, representando o vice-governador Rômulo Gouveia, o comandante do 31º BIMtz, TC Alexandre Bichara Varjão, o comandante do 2º BPM, TC Souza Neto, o presidente da OAB, José Francisco Fernandes, o comandante Geral do Corpo de Bombeiros da Paraíba, coronel Jair Carneiro de Barros, a comandante do 2º BBM, TC Jousilene de Sales Tavares, o tenente Laurentino, representando o comandante do Batalhão de Patos, e o sargento Warlem, representando os bombeiros.

A sessão contou ainda com a presença dos vereadores da Casa de Félix Araújo, da secretária de Educação, professora Verônica Bezerra, do secretário Tovar Correia Lima de empresários e da tropa do 2º BBM.

cmcg_bombeiros1 O vereador Nelson fez um relato da história dos bombeiros na cidade e do trabalho da primeira bombeira de Campina Grande, que no comando, do então major Araújo, a tenente Jousilene assumiu o subcomando do 2º BBM.

Determinada e competente comandou cursos de formação de novos bombeiros, implantou vários projetos sociais como a Corrida do Fogo, e Bombeiro na Escola, esse último passou a ter atuação estadual.

– Hoje a tenente coronel, Jousilene de Sales Tavares está no comando do 2º Batalhão de Bombeiros Militar. No natural tramite das mudanças e trocas de comando outros grandes nomes que estiveram à frente do Batalhão, a exemplo do major Fábio Santos – in memoriam. Só temos que reconhecer os bons serviços prestados pela corporação à população campinense e aos municípios jurisdicionados – destacou Nelson.

cmcg_bombeiros2O prefeito Romero Rodrigues que participou da sessão especial, em suas palavras cumprimentou a todos, e destacou a credibilidade da corporação em nível nacional e internacional que é uma das mais respeitadas pela população.

“Os bombeiros quase sempre chegam nos momentos difíceis e trazem esperança, confiança para aqueles que necessitam. São 60 anos de relevantes serviços prestados a Campina, parabenizo a todos da corporação”.

O prefeito anunciou a construção de 5 a 10 mil casas em 150 hectares adquiridos pela Prefeitura e que 5% dessas casas serão destinadas aos bombeiros e policiais militares.

A comandante do 2º BBM, TC Jousilene agradeceu a Deus primeiramente, ao vereador Nelson Gomes Filho pelo reconhecimento do trabalho do Corpo de Bombeiros e pela Medalha, em especial ao coronel Jair, comandante geral, pelo apoio recebido para uma melhor prestação de serviço, ao prefeito Romero Rodrigues pelo anunciou de construção de casas destinadas aos militares.

“Meu agradecimento ao trabalho desenvolvido pela capitã Anuska, tenente Souto e sargento Mendes na organização do evento”.

O coronel Jair, comandante Geral do Corpo de Bombeiros destacou o reconhecimento do Poder Legislativo pelos 60 anos da corporação na cidade e que tem o reconhecimento público em sua própria casa.

– O Corpo de Bombeiros na Paraíba foi criado devido às ocorrências de incêndios na época, começou em João Pessoa e depois chega a Campina, aqui inicialmente foi denominado com Secção de Combate a Incêndio, depois de 2º Grupamento de Incêndio e hoje 2º Batalhão de Bombeiros Militar – disse.

O coronel agradeceu aos bombeiros de ontem e de hoje, agradeceu a comenda da Câmara Municipal, “que muito nos honra e nós dá uma responsabilidade ainda maior”.

O vereador Nelson encerrou a sessão falando da alegria de trazer a Câmara para o Quartel e que a medalha entregue não foi o do presidente e sim dos 23 vereadores de Campina Grande. “Que Deus abençoe a todos”, concluiu.