Comissão de Finanças e Orçamento da CMCG rejeita contas do exercício de 2012

Após a análise dos relatórios e documentos trazidos na última reunião da Comissão de Finanças e Orçamento, Fiscalização Financeira e Controle da Câmara Municipal de Campina Grande, os vereadores Galego do Leite, Marinaldo Cardoso e João Dantas, membros da comissão, se reuniram na tarde dessa quarta-feira (16) para dar o parecer de rejeição a respeito dos gastos públicos do exercício 2012, de responsabilidade do ex-prefeito Veneziano Vital do Rego.

De acordo com o relatório final da Comissão, a prestação de contas e o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba enviado pelo presidente em exercício do TCE-PB, Antônio Nominando Diniz Filho, não ocorreu aprofundamento nas investigações sobre os pontos graves denunciados no âmbito do Procedimento de Controle Administrativo (PCA), que poderiam ter alterado o juízo de valor sobre o exercício financeiro de 2012.

Durante a 9ª audiência pública o presidente da Comissão, Marinaldo Cardoso, acompanhou o voto do relator João Dantas alertando que é necessário que tudo fique bem esclarecido. “Houve problemas com cheques sem previsão de fundos nesse período, que geraram taxas absurdas cobradas pelos bancos aos cofres públicos. Além disso, a porcentagem destinada à saúde foi inferior ao que diz na lei, entre outras coisas”, explicou o vereador.

Já o parlamentar Galego do Leite, que votou a favor da aceitação das contas do exercício 2012, continuou afirmando que o parecer dado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) prova que os números estão corretos. “O TCE analisou toda contabilidade, avaliou as contas e votou por unanimidade pela aprovação”, argumentou.

Após a rejeição das contas pela Comissão, o relatório será enviado para o Presidente Antônio Pimentel Filho, com a cópia da ata, para que seja aberto o prazo de explicações do ex-prefeito Veneziano e dos secretários envolvidos na gestão. Posteriormente, cabe ao presidente da Casa colocar em votação no plenário o relatório final junto com a defesa para os demais vereadores se posicionarem.

Dirp./CMCG