Crise Hídrica: Nelson Gomes pede rapidez para o término da Transposição

Crise Hídrica: Nelson Gomes pede rapidez para o término da Transposição

Crise Hídrica: Nelson Gomes pede rapidez para o término da Transposição

O ex-presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, vereador Nelson Gomes, está propondo que o Poder Legislativo solicite ao presidente da República, Michel Temer, ao ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e demais autoridades do Governo da Paraíba, união de esforços para o término do projeto de Transposição do Rio São Francisco.

O Açude de Boqueirão está com apenas 6% de sua capacidade. Com o nível de água cada vez menor, pesquisadores especialistas em tratamento de água estão preocupados com a qualidade da água do açude. Eles dizem que o tipo de tratamento feito hoje não é suficiente para purificar a água completamente. O reservatório abastece Campina Grande a mais 18 cidades da região.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional é um empreendimento do Governo Federal, sob a responsabilidade do Ministério da Integração Nacional. É destinado a assegurar oferta de água, em 2025, a cerca de 12 milhões de habitantes de 390 municípios do Agreste e do Sertão dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

A integração do rio São Francisco às bacias dos rios temporários do Semi-árido será possível com a retirada contínua de 26,4 m³/s de água, o equivalente a apenas 1,42% da vazão garantida pela barragem de Sobradinho (1850 m³/s), sendo que 16,4 m³/s (0,88%) seguirão para o Eixo Norte e 10 m³/s (0,54%) para o Eixo Leste.

No Estado da Paraíba, o Eixo Leste do Projeto São Francisco permitirá o aumento da garantia da oferta de água para os vários municípios da bacia do Paraíba, atendidos pelas adutoras do Congo, do Cariri, Boqueirão e Acauã. O Eixo Norte possibilitará o abastecimento seguro de diversos municípios da bacia do Piranhas, atendidos por sistemas adutores tais como Adutora Coremas / Sabugi e Canal Coremas / Souza.

***Conteúdo de responsabilidade da assessoria




Fale Conosco

Para que possamos lhe atender melhor por favor entre com as informações abaixo. Obrigado!

Perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões? Eu adoraria ajudá-lo!

ENTER para enviar