Dia Internacional da Mulher foi comemorado pela CMCG nesta quarta

socorro_hom_mulheres_cmcgAtendendo propositura da vereadora Ivonete Ludgério, a Câmara Municipal realizou nesta quarta-feira, 12, sessão especial em homenagem a mulher, pelo transcurso do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. A solenidade contou com a participação de diversas entidades entre elas secretarias municipais de educação, saúde e assistência social.

Na oportunidade a vereadora Ivonete Ludgério ressaltou sua atuação política, dizendo que mesmo sendo uma atividade exercida mais por homens ela sempre foi respeitada pelos colegas. Parabenizou as mulheres  principalmente as que ocupam cargos na atua gestão municipal pela atuação e ações em beneficio  da categoria.

Lembrou que o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia  na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a idéia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

A secretaria de saúde do município, Lucia Decks ressaltou alguma ações desenvolvidas pela pasta saúde em beneficio da mulher entre ela a idealização da campanha “Outubro Rosa” de prevenção do câncer ginecológico, ampliação dos serviços de saúde com a implantação de um novo Mamógrafo e cirurgias ginecológicas.

Na mesma linha a representante da secretaria de educação, professora Maria das Graças, ressaltou as varias ações em beneficio da mulher entre elas, saúde na escola, reforço escolar, educação ambiental e inclusiva.

Também usaram a tribuna para homenagear a mulher os vereadores Miguel Rodrigues, Marinaldo Cardoso, Orlandino Farias, Murilo Galdino, Alexandre do Sindicato, Olimpio Oliveira, Metuselá Agra, Joseildo Alves (Galego do Leite), Luiz Lula Cabral e Hercules Lafite.