Dia Internacional da Mulher será comemorado nesta quarta

ivoneteAtendendo propositura da vereadora Ivonete Ludgério, a Câmara Municipal realiza nesta quarta-feira, 12, sessão especial, às 10 horas, no Plenário da Casa, em homenagem a mulher, pelo transcurso do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.

Foram convidadas para a solenidade representantes de entidades sociais, sindicais além de secretárias municipais, Clubes de Mães, esposas e mães dos vereadores, representantes do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, da Policia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiros, ACI, API, CDL, Rede Feminina de Combate ao Câncer entre outras entidades.

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a idéia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920. Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.

Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.