Guarda Municipal faz treinamento para uso de Taser

A Guarda Municipal de Campina Grande participou na manhã desta terça-feira, 18 de abril, nas dependências do 2º Batalhão de Policia Militar, de um Treinamento para utilização de arma não letal, mais conhecida por Teser ou Stun Guns. A Capacitação, que ocorreu no auditório do 2ºBPM, foi fruto de um requerimento aprovado na Câmara, de autoria do vereador Sargento Neto do PRTB, e prontamente atendido pelo comandante do 2º BPM, tenente-coronel Lamarck Victor Donato.

Na manhã desta terça-feira, ao iniciar a Sessão Ordinária da Casa de Félix Araújo, o vereador Sargento Neto, ocupou a tribuna da Câmara, para ressaltar a importância da parceria entre a Guarda Municipal e a Policia Militar da Paraíba. “Segurança é dever de todos, e este é o primeiro passo para o fortalecimento da nossa Guarda Municipal, pois, com esta capacitação, os servidores estarão prontos para utilizar com segurança o equipamento, que brevemente estará nas ruas de Campina”. Destacou.

De acordo com Sargento Neto, além de seu mandato ter intercedido para realização desta capacitação, ele pessoalmente entrou em contato com o prefeito Romero Rodrigues, que por sua vez, afirmou que, brevemente a Prefeitura Municipal de Campina Grande, realizará licitação e aquisição, deste tipo de arma não letal, para dar mais segurança aos Guardas Municipais, bem como, oferecer um melhor serviço de segurança aos próprios públicos e a sociedade que usufrui dos mesmos.

Ainda na Tribuna da Câmara, Sargento Neto destacou que, além deste curso para utilização do Teser, ele já entrou em contato com diversas academias de artes marciais, para que os Guardas Municipais sejam treinados em defesa pessoal. “Toda forma de capacitação para um agente de segurança é de fundamental importância também para a população, pois, um Guarda Municipal bem preparado para o enfrentamento diário da criminalidade, trás para o cidadão, uma maior garantia de segurança” defendeu Sargento Neto.

Você sabe o que é um TASER?

A Taser é um mecanismo de disparo similar ao das armas de ar comprimido. Assim que se pressiona o gatilho, a arma aciona um cartucho de gás nitrogênio, que se expande e gera pressão para que eletrodos sejam lançados na direção desejada. Esses eletrodos estão ligados à arma por fios condutores isolados, e possuem ganchos que facilmente agarram nas roupas. Basta os eletrodos se prenderem para que a corrente elétrica seja transferida dos fios ao agressor.

Os impulsos elétricos transmitidos são da ordem de 50.000 volts, e afetam o sistema nervoso central do indivíduo, prontamente imobilizando-o, fazendo com que ele fique na posição fetal. Ao atingir a vítima, os eletrodos disparam uma descarga de 5 segundos. Após isso, caso o operador permaneça com o dedo no gatilho, uma descarga é liberada a cada 1,5 segundo.

O alcance máximo da arma, a depender do cartucho utilizado, é de aproximadamente 10,6 metros (comprimento do fio da M26), e após um disparo, os fios tem que ser recolhidos para que a arma seja novamente utilizada.

***Conteúdo de responsabilidade da assessoria