João Dantas é convidado para ocupar cadeira do Instituto Histórico de Campina Grande

O produtor cultural, pesquisador, cenógrafo, teatrólogo e vereador João Dantas (PSD), que atualmente lidera a bancada governista na Câmara Municipal, recebeu o convite dos sócios fundadores do Instituto Histórico de Campina Grande, Félix Araújo Filho e Maria Ida Steinmuller, para ocupar uma das cadeiras dos quadros da Instituição.

João Dantas relata que é com imensa alegria que recebe este convite, ao tempo em que agradece a todos os sócios da instituição em nome da Presidente Juciene Ricarte Cardoso.

Além de vereador, João Dantas é um pesquisador da cultura e do homem nordestino. Dantas desenvolveu uma longa pesquisa de campo sobre o Cangaço, visitando e entrevistando parentes de cangaceiros do bando de Lampião. Além disso, João Dantas desenvolve diversas atividades que buscam a valorização da cultura e da história de Campina Grande.

Sítio São João

João Dantas é o idealizador e fundador do Sítio São João, com a proposta de valorizar a cultura popular, o sítio é um espaço cenográfico que remonta a um vilarejo rural da década de 30, com imóveis como a casa de farinha, o engenho de cana, a bodega, uma difusora, entre outros. Em parte do dia acontece apresentações de trios de forró. Hoje o Sítio São João é uma das principais atrações turísticas do Brasil durante o período junino.

Na Câmara Municipal

Na Câmara Municipal de Campina Grande, João Dantas tem um histórico de proposituras que buscam valorizar o patrimônio histórico e cultural de Campina Grande. Dantas é um dos idealizadores e o autor do Projeto de Lei que criou o monumento aos Tropeiros da Borborema, localizado no antigo posto Berro D’água, em homenagem aos 150 anos de Campina Grande.

Outra bandeira encampada por João Dantas visa a criação do Memorial do Maior São João do Mundo, onde seria construída uma estátua de São João Batista com mais de 75 metros de altura, sendo assim, a maior escultura católica do mundo, ultrapassando em altura, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro e a estátua de Santa Rita de Cássia no Rio Grande do Norte.

João é o autor do Projeto de Lei que cria o Memorial Urbano de Campina Grande. Este projeto visa identificar todos os monumentos e estátuas de Campina Grande através de placas de metal padronizadas, onde nelas serão contadas as histórias dos personagens retratados nas estátuas ou nos monumentos.

Outro projeto de Dantas visa criar o Memorial Poeta Ronaldo Cunha Lima, em homenagem a um dos homens públicos mais importantes de Campina Grande e da Paraíba. João pretende criar um museu com todas as obras literárias, toda sua atuação parlamentar no Congresso Nacional e ainda como prefeito de Campina Grande e Governador da Paraíba.

***Conteúdo de responsabilidade da assessoria