João Dantas propõe intensificação de bloqueio sanitário e imunização contra a febre amarela em CG

O vereador João Dantas (PSD) apresentou o requerimento 089/2017 na Câmara Municipal de Campina Grande, solicitando por parte da Prefeitura Municipal, a realização de um planejamento preventivo para evitar que Campina Grande entre no mapa do recente surto de Febre Amarela no Brasil.

João Dantas explicou que Campina Grande, através da Secretaria de Saúde, já possui um trabalho de imunização, porém, é necessário intensificar o bloqueio sanitário e planejar a vacinação de pessoas que irão viajar com destino as áreas de risco.

“Nossa preocupação surge devido as facilidades de locomoção e o elevado número de pessoas que deslocam para as áreas de risco, fazendo com que a possibilidade de reintrodução de febre amarela nas cidades seja preocupante”. Explicou João Dantas.

A febre amarela é geralmente adquirida quando uma pessoa não vacinada viaja para zonas rurais, regiões de cerrado e florestas, e uma vez infectada, a pessoa pode, ao retornar, servir como fonte de infecção para o mosquito Aedes aegypti, que então pode iniciar a transmissão de febre amarela em área urbana.

“Precisamos entender o risco de reintrodução de febre amarela urbana, o que seria uma enorme tragédia, talvez maior do que a zika, dengue e chkungunya juntas, porque ela mata quase 50% das pessoas que não são tratadas” alertou Dantas.

***Conteúdo de responsabilidade da Assessoria