João Dantas solicita ao IPHAEP o tombamento do Estádio Presidente Vargas

João Dantas solicita ao IPHAEP o tombamento do Estádio Presidente Vargas

O vereador João Dantas (PSD) apresentou o requerimento 266/2017, solicitando ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba – IPHAEP, o tombamento do Estádio Presidente Vargas como patrimônio histórico e cultural da Paraíba.

João Dantas explica que o PV começou a ser construído em 1938, em um terreno doado por Argemiro de Figueiredo, e inaugurado em 1940. O Estádio Presidente Vargas pertence ao Treze Futebol Clube, que o utiliza como Centro de Treinamento e sede de seus jogos. O Estádio tem capacidade para 15.000 pessoas e já foi palco de jogos memoráveis do futebol paraibano. “Não podemos deixar aquele espaço histórico, motivo de orgulho para a metade da cidade, se render a especulação imobiliária. O PV, como é conhecido, faz parte da história de Campina Grande e é muito mais representativo que outros equipamentos já tombados por este instituto” justificou João Dantas.

O livro que conta a história do Treze Futebol Clube escrito pelo advogado e historiador Mario Vinicius Carneiro Medeiros, relata com detalhes a história daquele patrimônio que foi construído em um terreno doado através do Decreto 1.013 de 04 de abril de 1938. O Decreto foi do então interventor na Paraíba Argemiro de Figueiredo. O nome Presidente Vargas foi uma sugestão do próprio Argemiro, amigo do presidente Getúlio.

“Portanto, solicitamos que o IPHAEP faça o estudo necessário para que se realize esse tombamento, protegendo assim, aquele monumento do futebol paraibano”. Concluiu João Dantas.

***Conteúdo de responsabilidade da assessoria




Fale Conosco

Para que possamos lhe atender melhor por favor entre com as informações abaixo. Obrigado!

Perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões? Eu adoraria ajudá-lo!

ENTER para enviar