Lei de autoria do vereador Renan Maracajá obrigará empresas de coleta de lixo a fornecerem EPI’s aos garis

Com o objetivo preservar a saúde dos profissionais que lidam diretamente com o lixo na cidade e muito, além disso, está o respeito ao ser humano a quem compete a preservação da limpeza urbana da cidade, na sessão ordinária do último dia 24 de Agosto, o vereador Renan Maracajá obteve a aprovação por unanimidade do Projeto de Lei que visa garantir que as empresas coletoras de lixo em Campina Grande forneçam os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) aos profissionais de limpeza pública da cidade.

As empresas terão que fornecer equipamentos a todos aqueles profissionais cuja atividade seja inevitável o contato direto com lixo, resíduos sólidos, orgânicos e inorgânicos, procedendo à limpeza em ruas, praças, terrenos e avenidas. Os EPI’s a serem oferecidos serão: Luva de proteção; Calçado antiderrapante de segurança; Máscara de proteção; Uniforme específico; Chapéu; Protetor auricular no caso de quem trabalha em ambientes com poluição sonora e barulho excessivo.

Para o vereador Renan Maracajá, é público e notório o risco que esses profissionais correm diariamente por estarem expostos a elementos contaminantes de toda natureza, além de objetos cortantes como vidros, ferro, madeira e outros. Por isso a segurança deve ser uma prioridade básica para qualquer empregador que deve se adequar a Norma Regulamentadora 6 (Determina a necessidade de utilização obrigatória de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para atividades profissionais consideradas de risco.) e preservar a saúde de seus colaboradores significa maior rendimento individual e coletivo.

Por conta desses riscos, é fundamental que os garis utilizem Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) durante a execução de suas tarefas diárias, equipamento esse que deve ser fornecido pela empresa responsável pela coleta.

***Conteúdo de responsabilidade da Assessoria