Márcio Rodrigues propõe a construção do Museu dos Esportes

O vereador Márcio Melo Rodrigues (PSDC) apresentou propositura na Câmara Municipal propondo a criação do Museu dos Esportes de Campina Grande e dá outras providências.

O Museu abrigará as atividades esportivas do Município. O empreendimento funcionará em área devidamente definida pelo Poder Público de interesse público, podendo ser no Complexo Aluizio Campos ou outra área de interesse público. A Administração Municipal designará sub sedes nos Distritos de Galante e São José da Mata.

A Prefeitura poderá firmar convênios com a iniciativa privada e/ou outros órgãos governamentais para a realização do projeto. O empreendimento poderá ser erguido por meio de Parceria Público-Privado (PPP). As despesas decorrentes da execução da lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.  O Poder Executivo regulamentará a lei.

O Museu dos Esportes de Campina Grande reunirá objetos e a memória dos esportes praticados no Município e terá a missão de preservar e destacar as atividades como expressão cultural, em diálogo com todos os públicos. A instituição será uma referência no tratamento dos esportes como patrimônio da sociedade no respeito à diversidade cultural. Buscará ser um equipamento que dialogará com o público no desenvolvimento de suas ações.

Será aberto a todos os públicos. O atendimento ao visitante terá prioridade nas ações educativas, dando prioridade às pessoas com deficiência. O museu poderá ser mantido pela iniciativa público privada, sendo a renda captada por intermédio de captações realizadas pela entidade.

Essa modalidade de parceria firmado em outros estados tem alcançado êxito, podendo ser aplicado em Campina Grande no caso específico do empreendimento, garantindo uma bem-sucedida parceria entre poder público e sociedade civil organizada.

A entidade divulgará as atividades das escolinhas de futebol, as quadras poliesportivas, quadras de futebol, futsal, handebol, natação, musculação, entre outras como pistas de atletismo, corridas e caminhadas, artes marciais, boxe, judô, jiu-jitsu, karatê, muay-thai, capoeira.

***Conteúdo de responsabilidade da Assessoria