Medalha: CMCG irá homenagear centenário do Corpo de Bombeiros nesta terça feira

Atendendo uma propositura do vereador João Dantas (PSD) e do vereador Sargento Neto (PRTB), a Câmara Municipal de Campina Grande irá realizar uma Sessão Solene para entrega da Medalha de Honra ao Mérito Municipal alusiva aos 100 anos do Corpo de Bombeiros da Paraíba. A solenidade ocorrerá nesta terça feira (16), às 19 horas no Plenário da Casa de Félix Araújo.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba foi criado através do Decreto Estadual nº 844, de 09 de junho de 1917, tendo como dever, salvaguardar as vidas do povo paraibano de possíveis tragédias naturais, incêndios entre outras inúmeras atividades em favor da vida.

Durante o ano de 1916, a capital da Província da Paraíba, atual cidade de João Pessoa, sofreu com uma série de incêndios causados por problemas de ordem estrutural, haja vista que a capital paraibana era uma das cidades mais antigas do Brasil. Devido a este alto número de incêndios e enormes prejuízos causados, no ano de 1917 durante o governo do Dr. Francisco Camilo de Holanda, foi criado pelo Decreto Estadual nº 844 de 09 de junho de 1917, uma Seção de Bombeiros, com um efetivo de 30 homens, retirados da própria Força Pública, como era conhecida atual Polícia Militar da Paraíba.

O Corpo de Bombeiros não só era uma instituição recém-criada, mas também não havia materiais equipamentos específicos para desenvolver o trabalho, tudo era praticamente inexistente e isso dificultava os treinamentos dos membros da nova Corporação. Isso mudou quando o ex-presidente Epitácio Pessoa conseguiu adquirir equipamentos e uma bomba a vapor junto ao Corpo de Bombeiros da capital federal, que na época era o Rio de Janeiro. A partir daí, surgia o ABS (Auto, Busca e Salvamento).

Durante quase toda sua existência, o Corpo de Bombeiros foi vinculado à Polícia Militar da Paraíba. Em 06 de novembro de 2007, no ano em que a instituição completou 90 anos, foi desmembrada com o advento da Lei Nº. 8.444. Passou a ter a denominação de 2º Batalhão de Bombeiros Militar; sendo responsável por todas as atividades operacional nas ações de bombeiro e defesa civil, na área de sua atuação.

João Dantas afirmou que o Corpo de Bombeiros da Paraíba, em especial o 2º batalhão localizado em Campina Grande, goza do respeito do povo campinense pelo excelente trabalho que desenvolve na cidade. “A figura do bombeiro é respeitada pelo povo que reconhece os seus esforços e empenho em favor da vida. Esta é uma oportunidade de agradecer a estes homens e mulheres que se arriscam diariamente.” Concluiu Dantas.

***Conteúdo de responsabilidade da Assessoria