PL de autoria do vereador Renan Maracajá criará programa de auxílio para portadores de Alzheimer

Na sessão da última quarta-feira, 27, o vereador Renan Maracajá conseguiu a aprovação do Projeto de Lei que cria Programa de Orientação, Apoio e Atendimento aos Familiares dos Portadores da Doença de Alzheimer. Com a intenção de buscar alternativas viáveis que facilitem a vida e amenizem as dificuldades de quem possui um ente querido na família acometido da doença já que a dedicação passa a ser praticamente exclusiva e os cuidados extremos.

A criação do programa proposto no PL garantirá atendimento médico e clínico, acompanhamento geriátrico, psiquiátrico e neurológico especializado e periódico junto as Unidades Básicas de Saúde e na rede hospitalar que presta atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) aos portadores da doença e aos familiares e cuidadores dos mesmos; facilitará a obtenção de medicamentos considerados excepcionais e indispensáveis, gratuitamente, aos portadores, através da rede municipal de saúde, bem como o fornecimento de outros medicamentos receitados aos cuidadores dos mesmos; Promoverá programas de orientação, treinamento, apoio assistencial e de conscientização aos familiares e cuidadores referentes aos males causados pela doença, cuidados especiais no manuseio, capacidade de adaptação e segurança dos portadores.

Para os familiares e cuidadores dos portadores de Alzheimer, o programa irá implementar medidas e promover política de auxílio para identificar as necessidades individuais de cada portador e propor um processo assistencial na realização de exames médicos periódicos e específicos e tratamento fisioterápico, de terapia ocupacional, de fonoaudiologia, de terapia ocupacional, psicológico, de estimulação física e comportamental, nutricional, dietético e outros que venham beneficiar o paciente e principalmente aqueles que cuidam dos mesmos, para atenuar as dificuldades de ambos.

O vereador Renan Maracajá falou sobre a importância do projeto e disse que “Como todos nós sabemos, a Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada. E essa propositura vem justamente com objetivo de proporcionar orientação e cuidados especiais aos doentes na preservação da sua segurança e minimizar no que for possível os efeitos desta enfermidade”.

***Conteúdo de responsabilidade da Assessoria