Poeta e músico Antonio Dean receberá Titulo de Cidadão Campinense no Sítio São João

Poeta e músico Antonio Dean receberá Titulo de Cidadão Campinense no Sítio São João

Poeta e músico Antonio Dean receberá Titulo de Cidadão Campinense no Sítio São João

A Câmara Municipal de Campina Grande realizará uma sessão solene nas dependências do Sítio São João na manhã desta sexta feira (10), às 09 horas da manhã, para a entrega do Título de Cidadão Campinense ao poeta, cordelista, compositor e pesquisador da cultura nordestina, Sr. Antônio Dean Araújo Ramos, concedido através da Lei Municipal 6.086/2015, de autoria do vereador João Dantas (PSD).

Antonio Dean é advogado, escritor, compositor e pesquisador da cultura nordestina. Nasceu em 09 de Agosto de 1948, no Município do Conde, no interior da Bahia. Dean é formado pela Universidade Federal da Bahia. Atuou como advogado trabalhista durante 32 anos, na região do São Francisco.

Nos anos de 1970 participou dos grandes festivais universitários da Bahia, correndo no de 1972, foi para a final com a música “Enredo”, bastante aplaudida no templo das artes baiano, Teatro Castro Alves em Salvador. Além disso, participou de vários shows promovidos no Teatro Vila Velha, também em Salvador. No ano de 1973, a sua música “A Fábrica” foi censurada pleo Regime Militar.

Antonio Dean gravou 5 discos de forma independente: “Coisas do Sertão”, o seu primeiro disco recebeu Moção de Congratulações das Câmaras Municipais das cidades de Petrolina E Juazeiro da Bahia.

Em 1999, resolveu cortar o Agreste baiano em direção à Campina Grande, na Paraíba. Cujo objetivo maior era cuidar dos estudos dos seus filhos. Naquele mesmo ano, sua esposa, Dra. Nair Pereira Dean Ramos, além de ensinar Citologia na UEPB, montou um laboratório de Análise Clinica e Citologia, que passou a prestar serviços para a Prefeitura Municipal de Campina Grande, fazendo com que Campina Grande se beneficiasse com a gestão plena do SUS, eis que o serviço de Citologia era o único que faltava para a cidade fazer parte.

Alguns dos trabalhos culturais produzidos por Antonio Dean foram:

Sítio São João – Uma homenagem ao São João de Campina Grande e ao criador do Sítio São João.

Cantador nunca Mentiu – Memórias vivas das coisas de Campina Grande.

Festa dos Santos – Um louvor aos Santos Juninos que brilham durante os festejos juninos de 30 dias.

Antonio Dean cantando coco –   Um resgate a cultura musical do coco e uma homenagem ai seu maior cantador paraibano, Jackson do Pandeiro. Em 2011 foi destaque no projeto Overdose do SESC, na categoria música.

Por cinco vezes foi classificado no Forró Fest, indo pra final no Parque do Povo, com a música “Bate, Bate no Pandeiro” em homenagem ao rei do ritmo, Jackson do Pandeiro.

Por três vezes participou do Encontro de Música Regional de Raiz, quando apresentou pela primeira vez em praça pública, o “Canto da Marujada”, uma recriação literária dos poemas dos séculos XV e XVI.

Em 2014, foi classificado na programação do SESC João Pessoa, cantando coco em “Caçoar das Artes”.

Nos anos de 2012, 2013 e 2014 se apresentou no Maior São João do Mundo e por duas vezes no Festival de Inverno e por diversa vezes no Palco do Sítio São João.

Na literatura, foi vencedor do primeiro concurso literário, com a peça Barriga D’água, promovida pela UEPB, Jornal da Paraíba e Tv Paraíba. A nível nacional figurou entre os 25 destaques com o Romance “Luminar”, no concurso literário promovido pelo SESC em 2008.

***Conteúdo de responsabilidade da assessoria

 




Fale Conosco

Para que possamos lhe atender melhor por favor entre com as informações abaixo. Obrigado!

Perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões? Eu adoraria ajudá-lo!

ENTER para enviar