Projeto de Anderson Maia institui a Semana de Combate a Cegueira

Consonante com as políticas nacionais de conscientização de saúde pública, o vereador Anderson Maia (PSB) protocolou Projeto de Lei que cria a Semana Nacional de Combate a Cegueira por Catarata e Glaucoma. No seu programa conterá: palestras informativas, seminários, distribuição de folhetos, exames preventivos com consultas oftalmológicas gratuitas aos cidadãos, dentre outros.

Allen Foster, presidente da Agência Internacional para Prevenção de Cegueira, estima que se fossem realizadas 500 mil cirurgias para tratamento de catarata por ano, o Brasil acabaria com a cegueira provocada pela doença, – por isso a suma importância da detecção precoce.

A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). Até que a pessoa tenha cerca de 45 anos, o formato do cristalino pode mudar. Isso permite que o cristalino concentre o foco em um objeto, não importando sua distância. Conforme envelhecemos, as proteínas do cristalino começam a se degenerar e ele se torna opaco. O que o olho vê pode parecer turvo.

Essa é uma doença que acomete principalmente indivíduos acima de 50 anos, causando uma baixa visual progressiva. Nas fases iniciais, a catarata pode ser corrigida com óculos e a cirurgia só é indicada quando a baixa de visão interfere com as atividades diárias do paciente. Estima-se que o Brasil tenha 900 mil cegos. A catarata – curada apenas com cirurgia – é a principal causa de cegueira em todo o mundo.

A aplicação do a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, cujo objetivo será levar ao conhecimento da população.

***Conteúdo de responsabilidade da Assessoria

error: CONTEÚDO PROTEGIDO!