Projeto de Lei do vereador Anderson Maia prevê obrigatoriedade na instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência

A questão da acessibilidade é um dos problemas cruciais nos atuais modelos de adaptabilidade urbana em nosso país. Algumas grandes cidades já apresentam melhoras significativas para a locomoção dos cidadãos com deficiência; porém, isso ocorre a passos lentos: as áreas urbanas crescem a despeito das necessidades dessas pessoas.

Tendo essa preocupação em mente, o Vereador Anderson Maia (PSB) elaborou o Projeto de Lei de Nº 280/2017, que torna obrigatório no município de Campina Grande a instalação de brinquedos adaptados em parques, praças, escolas e áreas de lazer no geral.

Algumas características do projeto são: os brinquedos precisam ser adaptados para no mínimo duas deficiências; as praças, parques e locais afins, deverão ainda ter em suas estruturas acessibilidade para atender as pessoas com deficiência, dentro dos padrões da ABNT.

De acordo com Anderson Maia: “A elaboração do projeto foi feita de forma participativa, ouvindo pais, professores e demais profissionais que lidam com crianças com deficiência, e que apontaram a ausência de acessibilidade nos locais públicos de lazer para crianças. Esperamos que esse projeto inspire outras medidas positivas e que a pauta da acessibilidade seja adotada como uma das prioridades quando se tratar de ações de mobilidade urbana em benefício das pessoas com deficiência.”

***Conteúdo de responsabilidade da Assessoria