Projeto de lei estabelece diretrizes para a implantação do Programa de Esclarecimento e Incentivo à doação de sangue e de órgãos

Projeto de lei estabelece diretrizes para a implantação do Programa de Esclarecimento e Incentivo à doação de sangue e de órgãos

O vereador Anderson Maia, no exercício de sua atividade parlamentar, apresentou um projeto de lei de n°243 à CMCG que estabelece uma série de diretrizes que visa o esclarecimento e incentivo à doação de sangue e de órgãos no município de Campina Grande.

O projeto é composto das seguintes diretrizes: propiciar informações através de material escrito, publicitário, radiofônico, televisivo e mídia eletrônica oficial sobre os benefícios da ação de doar sangue e órgãos, além dos meios e instrumentos para formalizar e manifestar seu propósito; manter cadastro com dados dos doadores participantes do Programa; divulgar, mediante prévia autorização do doador, nomes dos participantes do Programa nos sites públicos do Município.

A fila de espera para receber órgãos e tecidos é muito grande e a espera torna-se absolutamente tortuosa. Dados de 2016 do Ministério da Saúde, informam que cerca de 42 (quarenta e duas) mil pessoas aguardavam na fila para transplante. Para reverter esses números, é preciso envolvimento e compromisso de toda a sociedade e do estado. A desinformação e o preconceito são as principais barreiras. Neste sentido, o programa ora proposto determina uma série de medidas que poderão contribuir para adesão a doações de sangue e órgãos.

Segundo Anderson Maia, “A doação de sangue, e principalmente a de órgãos, carece de uma melhor campanha de conscientização por parte do poder público. Sabemos que ainda há certos tabus referentes a esses procedimentos, mas que podem ser vencidos mediante a difusão de informações e o engajamento da população nesse ato quem tem por objetivo salvar vidas.”

***Conteúdo de responsabilidade da Assessoria




Fale Conosco

Para que possamos lhe atender melhor por favor entre com as informações abaixo. Obrigado!

Perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões? Eu adoraria ajudá-lo!

ENTER para enviar