Projeto de Miguel Rodrigues criará o Dia Municipal pela Educação Inclusiva

MiguelO vereador Miguel Rodrigues apresentou o Projeto de Lei 075/2013 que inclui no calendário oficial do Município de Campina Grande, o Dia Municipal de Luta pela Educação Inclusiva, com ações e eventos voltados para a divulgação da inclusão social dentro do ambiente escolar.

Miguel explica que com esta Lei o Poder Público Municipal poderá apoiar ações e eventos públicos ou privados ligados a comemoração da data ora criada, inclusive autorizando a realização de atitudes informativas, educativas e culturais que conscientizem a respeito da importância de ações voltadas para a inclusão dentro do âmbito escolar.

A data escolhida para este projeto foi o dia 03 de dezembro, em homenagem a 37ª Sessão Plenária Especial sobre Deficiência da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, realizada em 14 de outubro de 1992, que adotou o dia 3 de dezembro como Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, por meio da resolução A/RES/47/3. Esta data visa promover a sensibilização pública sobre o tema.

Segundo o autor da propositura, o Dia Municipal de Luta pela Educação Inclusiva tem por finalidade estabelecer uma visão sociológica de deficiência e diferença. Reconhecendo assim que todas as crianças, jovens e adultos são diferentes, e que as escolas e os sistemas de educação precisam ser transformados para atender às necessidades individuais de todos os educandos ?? com ou sem necessidade especial. ??A inclusão não significa tornar todos iguais, mas respeitar as diferenças?. Disse.

??A educação inclusiva diz respeito a todos: a diversidade é uma característica inerente a qualquer ser humano. ? abrangente, complexa e irredutível. Portanto, a educação inclusiva orientada pelo direito à igualdade e o respeito às diferenças, deve considerar não somente crianças e jovens tradicionalmente excluídos, mas todos os educandos, educadores, famílias, gestores escolares, gestores públicos, parceiros, etc?. justificou Miguel Rodrigues.