Projeto de Miguel Rodrigues criará Programa de Saúde Vocal para professores

Projeto de Miguel Rodrigues criará Programa de Saúde Vocal para professores

miguel_tribunaO vereador e professor Miguel Rodrigues apresentou um Projeto de Lei na Câmara Municipal de Campina Grande que institui o Programa Municipal de Saúde Vocal que deverá ser adotado na rede municipal de ensino para os professores.

De acordo com Miguel Rodrigues o projeto de lei trabalha com quatro objetivos: Prevenção, Capacitação, Proteção e Recuperação.

Programa de prevenção: consiste na realização de exames preventivos quando da admissão do profissional para identificar indícios de alterações vocais e/ou patologias laríngeas.

Programa de capacitação: deverá ser realizado, semestralmente, por meio de treinamentos teóricos e práticos ministrados por fonoaudiólogos com experiência comprovada na área de voz, objetivando orientar e habilitar os professores quanto à importância dos princípios da saúde vocal e o uso adequado da voz profissional.

Programa de proteção: consiste na adequação do processo de trabalho que envolve o desenvolvimento de tecnologias para auxiliar o ensino e a aprendizagem, reduzindo o esforço vocal.

Programa de recuperação: consiste na garantia do atendimento fonoaudiológico para reabilitação dos profissionais acometidos por desordens vocais e/ou laríngeas. Deve-se avaliar a necessidade da permanência do professor em sala de aula, ou a necessidade de reduzir ou afastá-lo de suas funções, temporária ou definitivamente, para outras funções que não exijam o uso por tempo prolongado da voz.

“Além do ganho na qualidade de vida dos profissionais e na qualidade do ensino, a atuação dos Programas mencionados no PL (Prevenção; Capacitação; Proteção e Recuperação), alcançará os objetivos propostos, resultando na  redução dos gastos com contratações temporárias de professores substitutos e/ou estagiários, e também os gastos com professores afastados de seus cargos”, explica Miguel Rodrigues.




Fale Conosco

Para que possamos lhe atender melhor por favor entre com as informações abaixo. Obrigado!

Perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões? Eu adoraria ajudá-lo!

ENTER para enviar