Projeto obriga fixação de placas em braile no interior de ônibus e táxis de CG

Bruno-Cunha-LimaInstituído em 1961 pelo então presidente da República, Jânio Quadros, o Dia Nacional do Cego, comemorado em 13 de dezembro, busca promover discussões e ações do interesse desse segmento da sociedade. Em seu primeiro ano de mandato, o vereador Bruno Cunha Lima (PSDB) apresentou Projeto de Lei que busca corroborar o processo de inclusão e maior autonomia dos cegos da cidade.

A matéria, protocolada em maio deste ano e que já foi aprovada pelo plenário da Casa de Félix Araújo, dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação de plaquetas em braile nos táxis e ônibus do Município. O projeto ainda depende da sanção do prefeito Romero Rodrigues.

“Buscamos trazer para Campina Grande aquilo que é realidade mundo afora, que é a inclusão das pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência, nesse caso visual. O objetivo é que os cegos possam identificar, nessas plaquetas, o número do veículo, seja ônibus ou táxi, a empresa e o telefone do Procon Municipal, para que não dependam da ajuda de terceiros para ter acesso a essas informações”, explicou Bruno.

“Tenho estado em contato permanente com representantes do Instituto dos Cegos de Campina Grande, ouvindo suas demandas, e, naturalmente, eles querem gozar dos mesmos direitos de qualquer cidadão”, complementou o parlamentar, que apresentou o exemplo de uma das situações em que a existência de placas em braile cumprirá importante papel.

“Imagine-se o caso em que um cego seja discriminado ou mal atendido no ônibus ou no táxi. Naturalmente, como cidadão, essa pessoa vai querer fazer a justa reclamação à empresa ou mesmo pelos meios judiciais. Mas, vai perguntar a quem o número de identificação do veículo e a empresa? Ao motorista, com quem acabou de ter o atrito? Com essa lei, o deficiente terá autonomia também nesse sentido”, pondera o vereador, que garante estar convicto da sanção do projeto pelo prefeito Romero Rodrigues.