Romero sanciona lei alusiva propondo cuidados com a saúde masculina, segurança e educação

Orlandino“O Dia do Homem” agora é lei em Campina Grande. O prefeito Romero Rodrigues (PSDB) sancionou, recentemente, a lei que define a data de 15 de julho como alusiva à comemoração. A propositura foi do vereador Orlandino Farias (PSC) que objetiva o fomento de ações públicas em favor do gênero masculino, principalmente nas áreas de saúde, segurança e educação.

O dia 15 de julho foi escolhido por dois motivos: ser uma data alusiva ao Dia Nacional do Homem, já comemorada no Brasil, embora ainda desconhecida; e está dentro de um mês no qual o homem chegou à lua, no ano de 1969. De acordo com Orlandino, assim como a mulher, o homem é um ser importante e especial para a continuidade da vida da família.

Ele ressalta que as suas conquistas e contribuições na sociedade, nas famílias e na criação dos filhos têm sido notórias e merecedoras de uma celebração, motivo pelo qual buscou homenagear os homens trabalhadores, pais de família, que ajudam suas mulheres na criação dos filhos. Ele ressalta que a proposta visa promover a igualdade entre gêneros, visando o prevalecimento dos direitos iguais, mas principalmente para lembrar a importância dos cuidados com a saúde masculina, a segurança e a educação dos homens campinenses.

Para ele, não existe, no mundo atual, mais espaço para o preconceito, motivo pelo qual elaborou o projeto de lei. Orlandino lembrou também que o homem ainda é muito tímido, principalmente nas questões de saúde (câncer de próstata, por exemplo) e precisa de um incentivo público para se cuidar. Ele frisou que segundo o Ministério da Saúde, em média, o homem vive sete anos menos que a mulher.

Por este motivo, o parlamentar entende que não somente os homens devem ser sensibilizados, mas também as mulheres à celebrar o Dia Municipal do Homem, por sua importância para a vida em sociedade e na continuidade da família. O entendimento do vereador é o de que a data tem tanta importância como o Dia da Mulher, pois ambos têm o seu espaço na sociedade e buscam objetivos semelhantes na promoção da vida, bem-estar da família, busca pela saúde física e mental e defesa do meio ambiente.